Array
Notícias

Amda repudia ameaça do presidente da Fiemg a servidores do ICMBio

Array
Amda repudia ameaça do presidente da Fiemg a servidores do ICMBio
Estrada que corta o parque do Rola Moça é repleta de trechos perigosos. Crédito:

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) repudia a declaração à imprensa no dia 21/12 pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Flávio Roscoe, de que estuda processar os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que assinaram a ordem de embargo da construção da fábrica da cervejaria Heineken em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A entidade solidariza-se com esses servidores, que agiram no estrito cumprimento de suas funções quando se depararam com a ameaça que a instalação da unidade industrial representaria para os sítios arqueológicos existentes nas imediações da futura fábrica e os riscos de impactos irreversíveis ao complexo hídrico da área cárstica.

Como diversas outras instituições e pesquisadores, a Amda reafirma sua posição contrária à instalação da fábrica naquele local, que foi berço da descoberta, nos anos de 1970, do fóssil Luzia, considerado o mais antigo das Américas. A própria Heineken, acatando os aspectos levantados pelo ICMBio, MPMG e entidades da sociedade civil, achou por bem buscar local mais adequado ambientalmente.

A Amda não é contra a instalação da fábrica em Minas. Mas não tem dúvida de que as licenças concedidas pela Semad/Copam desconsideravam diversos aspectos ambientais, como estímulo imediato à urbanização no entorno da fábrica e inexistência de políticas públicas que protegessem o patrimônio ambiental e científico da região.

Para a entidade, a fala do presidente da Fiemg encontra ressonância em atitudes semelhantes no nível federal, no que se refere a ameaçar servidores públicos e atentar contra a democracia. “É lamentável que a Fiemg venha marcando sua história em Minas pela defesa da insustentabilidade e uso predatório dos recursos naturais. Poderia e deveria ser diferente”, declarou a superintendente da Amda, Dalce Ricas.

Por fim, a todos os servidores públicos que exercem com dignidade suas funções, nossa solidariedade e respeito.