Array
Notícias

Prefeitura de BH inaugura novo parque na região da Pampulha

Array
Prefeitura de BH inaugura novo parque na região da Pampulha
Crédito: Projeto Manuelzão

Belo Horizonte conta agora com mais uma unidade de conservação: o Parque Ecológico do Brejinho, na região da Pampulha. O espaço, que abriga cinco nascentes do córrego São Francisco e uma bacia de detenção de águas pluviais, era, há muito tempo, demanda da comunidade local. A inauguração da área aconteceu no final de novembro e contou com a participação de moradores, associações e ambientalistas.

Com área de 57 mil metros quadrados, o parque é considerado uma das mais importantes áreas ecológicas da zona norte da capital. A região, que já foi intensamente degradada e sofreu por anos com descarte irregular de lixo, agora foi totalmente revitalizada. Mais de mil mudas foram plantadas no local e mais devem chegar no período chuvoso para completar a cobertura vegetal.

O espaço também recebeu infraestrutura completa de lazer e para a prática de atividades físicas. Foram construídas pistas de caminhada, ciclovias, playgrounds e academias ao ar livre.

O objetivo da criação do parque é preservar as nascentes, além de melhorar o aproveitamento da bacia de detenção de águas pluviais. O projeto visa, ainda, o uso do espaço para lazer e travessia de moradores, atendendo a antiga reivindicação da população.