Array
Notícias

Heineken anuncia que não instalará fábrica de cerveja na APA Cárstica de Lagoa Santa

Array
Heineken anuncia que não instalará fábrica de cerveja na APA Cárstica de Lagoa Santa

Em decisão pouco comum no âmbito da iniciativa privada no Brasil, a Heineken anunciou hoje (13) que não instalará fábrica na Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa, no município de Pedro Leopoldo. A Amda uniu-se ao movimento de pesquisadores e a organizações da sociedade civil para que a Heineken buscasse alternativa locacional da fábrica.

Para a superintendente da Amda, Dalce Ricas, “a decisão mostra compromisso socioambiental da empresa, à frente, inclusive, dos órgãos ambientais brasileiros, que ainda se pautam por visões estreitas e decisões baseadas no chamado ‘carimbo ambiental’, que tem no licenciamento apenas rito autorizativo, sem buscar verdadeiramente alternativas de menor impacto. Temos de reconhecer que a Heineken mostrou humildade e respeito pelas preocupações das instituições públicas e privadas que se manifestaram contra a instalação de sua fábrica na APA”.

Para o ex-presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, “o poder da opinião pública foi mais forte que uma política ambiental fraca”.

Em nota pública, a empresa disse que embora o governo de Minas Gerais tenha liberado a construção e a Heineken possua autorização judicial para seguir com as obras, a empresa decidiu mudar a localização da fábrica devido à proximidade do terreno com sítios arqueológicos de inestimáveis valores histórico e ambiental.

Disse ainda que a decisão considera “os diferentes entendimentos de órgãos envolvidos e da sociedade em geral”, que se manifestaram contra a instalação da fábrica onde foi descoberto o crânio de “Luzia”, o fóssil humano mais antigo do continente americano”, e que a fábrica no local “só faria sentido se, acima de tudo, contasse com o apoio de toda a sociedade, incluindo agentes que contribuem para o desenvolvimento socioambiental da região”.

Atuação da sociedade civil foi decisiva

A Amda desenvolveu campanha nas redes sociais, inclusive com publicação de uma série de posters em quadrinhos, criados pelo escritor e artista José Carlos Aragão. Buscou apoio no movimento ambientalista para ofício enviado ao presidente da Heineken e à sua maior acionista, Charlene Heineken, solicitando que a empresa considerasse os problemas levantados pela sociedade, ICMBio e MP. O ofício teve adesão de 60 ONGs.

Ofícios foram também enviados ao Conselho de Meio Ambiente da União Europeia e ao Museu de História Natural da Dinamarca, pátria de Peter Lund, pesquisador que há mais de um século descobriu presença de seres humanos e animais pré-históricos na área cárstica de Lagoa Santa. A Amda apelou até para a grande imprensa internacional. Nota em inglês foi enviada aos jornais The Washigton Post, Le Monde, The New York Times, The Guardian, El País, Euronews e Süddeutsche Zeitung.

Controvérsia

O anúncio acontece logo após pronunciamento da secretária de meio ambiente Marília Melo de que a Semad não atenderá recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para suspender as licenças de instalação da fábrica, pois a “licença ambiental concedida à empresa não apresenta vícios ou ilegalidades, motivos pelos quais não há que se falar em penalidade de suspensão da referida licença”.

“É inédito: uma empresa posicionar-se à frente do órgão ambiental que deveria proteger a área cárstica de Lagoa Santa”, diz Dalce. Na nota, a Heineken comunica que a fábrica será instalada em Minas e o novo local será anunciado em 2022.