Array
Notícias

Campanha “Adote um ninho” arrecada fundos para preservação de papagaios

Array
Campanha “Adote um ninho” arrecada fundos para preservação de papagaios
Crédito: Projeto Papagaio-verdadeiro/Dione Sales

Papagaios costumam utilizar cavidades naturais, como troncos de árvores, para construírem seus ninhos, mas, devido ao desmatamento, os animais estão tendo dificuldade de encontrar locais para se reproduzirem. Pensando nisso, um grupo de conservacionistas criou a campanha “Adote um ninho”, que visa arrecadar fundos para a construção de ninhos artificiais para as aves.

A campanha, criada pelo Programa Papagaio Brasil e apoiada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), é voltada para quatro espécies: papagaio-de-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-de-cara-roxa e papagaio-verdadeiro. Os três primeiros estão ameaçados de extinção. A campanha vai até março de 2022, durante parte do período reprodutivo dessas aves (agosto a fevereiro).

Elenise Sipinski, responsável técnica pelo projeto e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), explica a importância da iniciativa. “Com muita pesquisa e conhecimento local, observamos que o desmatamento era uma das principais razões para a ausência de ocos adequados para a reprodução dos papagaios. Com isso, incentivamos a criação de Unidades de Conservação nas áreas de distribuição dos papagaios e também instalamos os ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais”.

A ausência de lugares propícios para os papagaios se aninharem é uma ameaça a sua reprodução e preservação, indicam especialistas. Ocorre de as aves voarem grandes distâncias à procura de ninhos e, muitas das vezes, encontram só após o período reprodutivo. Em outros casos, as aves podem escolher locais impróprios e perigosos, o que pode levá-las a morte ou a perda de seus filhotes.

Como adotar

Adotar um ninho é muito simples. Primeiro escolha qual papagaio quer ajudar. Em seguida, é possível ver a distribuição da espécie, total de ninhos já instalados e outras curiosidades. Depois, é só escolher o valor da doação e conferir os benefícios de cada categoria, que vai desde admiradora/admirador até madrinha/padrinho.

Você pode ajudar os papagaios com a doação de qualquer valor ou até doar para construção e instalação de um ninho inteiro, podendo “batizar” o filhotinho que nascer. O dinheiro arrecadado também será destinado à manutenção e monitoramento dos ninhos e espécies. A campanha ainda apoia pesquisas e projetos de conservação dos papagaios brasileiros.

Não fique de fora dessa. Doe você também.