Pesquisadores registram duas novas espécies da flora do Cerrado

Microlicia johnwurdackiana. Crédito: Divulgação

Duas novas espécies de plantas do gênero Microlicia foram descobertas em Minas Gerais e Goiás: Microlicia deflexa e Microlicia johnwurdackiana. A primeira foi encontrada no Triângulo Mineiro e em mais dois lugares: na Serra do Caraça, também em Minas, e na Serra dos Pireneus, em Goiás, enquanto a segunda foi vista apenas em Uberlândia e Uberaba (MG).

A descoberta é da bióloga e pesquisadora Rosana Romero e do mestrando Rodrigo Valentim, do Instituto de Biologia da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). As espécies foram descritas em artigo publicado em setembro na revista científica PhytoKeys.

Segundo a pesquisadora, muitos foram os desafios enfrentados até a publicação do artigo. “Foi um trabalho árduo e demorado, pois envolveu muita pesquisa bibliográfica e consultas a diferentes herbários para se ter certeza de que as plantas que estávamos trabalhando ainda não haviam sido nomeadas”, contou.

O nome M. deflexa faz referência a uma característica morfológica da espécie, que apresenta pétalas inclinadas para baixo. Já o nome M. johnwurdackiana é uma homenagem a John Wurdack, botânico americano que se destacou no estudo das plantas da família Melastomataceae.

Apesar de só ter sido descoberta agora, M. johnwurdackiana já corre risco de extinção. “Por apresentar uma ocorrência bastante restrita, neste artigo nós avaliamos esta espécie como ‘criticamente em perigo’, ou seja, ela tem sido fortemente ameaçada pelos incêndios frequentes, coletas predatórias, especulação imobiliária e expansão agrícola”, explicou Romero.

Importância da pesquisa

No Brasil, há 300 espécies da família Melastomataceae, que abrange as quaresmeiras. Só em Minas Gerais, já foram registradas 134 espécies. Com esse número, Minas assume o título de estado com a maior biodiversidade desse tipo de plantas.

“Estas descobertas são importantes, pois mostram que ainda conhecemos pouco a biodiversidade que nos cerca e que estamos perdendo áreas importantes, cuja flora ainda nem conhecemos”, ressaltou Rosana.

Veja mais informações no vídeo produzido pelos pesquisadores: