Array
Notícias

Sociedade repudia proposta que ameaça autonomia do Ministério Público

Array
Sociedade repudia proposta que ameaça autonomia do Ministério Público

Mais de 130 entidades ambientalistas já assinaram moção de repúdio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2021, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e compromete a independência de seus membros.

Um dos pontos mais criticados da PEC é o aumento do poder conferido ao Congresso na indicação de membros ao CNMP, o que abre brecha para interferência política no órgão e viola o princípio constitucional da independência dos poderes. De acordo com o parecer preliminar do relator da PEC, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), o CNMP passa de 14 para 15 membros, dos quais quatro serão indicados ou eleitos pelo Legislativo.

Outra preocupação é quanto à corregedoria do CNMP. Além de acabar com a exigência de o cargo ser preenchido por um integrante do Ministério Público, a PEC prevê que a vaga de corregedor nacional seja ocupada por indicação do Congresso, potra aberta para indicações políticas.

Para a superintendente da Amda, Dalce Ricas, a proposta tem endereço certo: coibir a investigação da corrupção no Brasil e a participação do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade. “Na área ambiental seria uma tragédia, visto que o MP tem sido um grande aliado nas causas ambientais. Se não fosse o MP e sua independência do Executivo e Legislativo, o nível de degradação ambiental no país, que já é alto, seria muito maior”.

Para ela é conveniente para o governo e o Congresso diminuir a força do MP. “O governo anda de mãos dadas com a banda podre e forte da iniciativa privada, exclui a sociedade da gestão do uso dos recursos naturais e investe todo dia contra a legislação ambiental. E no Congresso a “boiada passa” fazendo barulho e pisoteando o que estiver na frente.”

Diga não à PEC 05/2021. Vote em “discordo totalmente” na enquete da Câmara.

Entidades e pessoas físicas também podem assinar moção de repúdio contra a PEC 05/2021. Envie sua assinatura até às 16h10 do dia 18/10 para o e-mail: proam@proam.org.br.