Notícias

Presidente da Câmara recebe prêmio “Motosserra de Ouro 2021”

Presidente da Câmara recebe prêmio “Motosserra de Ouro 2021”
Crédito: Hugo Barreto/Metrópoles

Por sua atuação impecável no desmonte das políticas ambientais, o Greenpeace realizou protesto, nesta terça-feira (17), em frente à Câmara dos Deputados, em Brasília, encenando a entrega do “Troféu Motosserra de Ouro Edição 2021” ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A premiação teve o objetivo de denunciar a boiada destruidora promovida por Arthur Lira na Câmara. Desde que assumiu a presidência da casa, em fevereiro deste ano, o deputado colocou para votação, sem transparência e debate público, projetos que flexibilizam a legislação ambiental, facilitam o roubo de terras públicas e a promovem a destruição de florestas.

Lira já conseguiu aprovar o Projeto de Lei 3.729, que praticamente acaba com o licenciamento ambiental no Brasil, e o PL da Grilagem (nº 2.633), que estimula mais desmatamento, invasões e conflitos fundiários. O deputado tem aproveitado os ritos especiais adotados durante a pandemia para aprovar matérias que configuram graves retrocessos ambientais.

“Arthur Lira é hoje o funcionário número um do presidente Jair Bolsonaro, pois tem colocado em votação uma série de projetos de lei que vão contra os interesses da população brasileira e que rezam pela cartilha antiambiental do governo federal, e irão aumentar ainda mais as taxas de desmatamento e queimadas, além de estimular mais o roubo de terras públicas e a violência contra populações tradicionais e do campo”, afirma Thais Bannwart, porta-voz de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.