Array
Notícias

Conama pode aprovar regra que limita atuação de entidades ambientalistas

Array

Está prevista para hoje (10), reunião plenária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) em que será discutida a alteração da Resolução 292/02, sobre o Cadastro Nacional das Entidades Ambientalistas (CNEA). A nova proposta transforma o CNEA em registro de todas as organizações que atuam na área ambiental no país. Em carta aberta, organizações da sociedade civil, incluindo a Amda, denunciam novo ataque às ONGs.

Além de inconstitucional, por impedir que as organizações atuem sem interferência do governo, a regra cria enorme burocracia para o registro, como exigência de declaração de corpo técnico com experiência em áreas específicas; comprovação, por atestado técnico, de experiência em pesquisas socioambientais; e necessidade anual de recadastramento.

Para a superintendente da Amda, Dalce Ricas, a mudança não surpreende. “Restringir, boicotar, dificultar participação da sociedade é típico de governos autoritários. Em Minas Gerais, não foi diferente. O cadastro estadual de entidades ambientalistas (CEEA/mg) foi extinto e transformado num mero registro, sem qualquer crivo à revelia das Ongs. Romeu Zema alinha-se a Bolsonaro”, diz.

Atualização

Por 11 votos a 10, a alteração proposta pelo governo para o Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas foi retirada de pauta. O Ibama, um dos órgãos que compõem o Conama, se absteve do voto. O tema deve ser discutido novamente na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 1º de dezembro de 2021.