Array
Notícias

Humanidade esgota recursos naturais que deveria utilizar até o fim do ano

Array
Humanidade esgota recursos naturais que deveria utilizar até o fim do ano

O Dia da Sobrecarga da Terra, data em que a demanda da humanidade por recursos naturais ultrapassa o que o planeta pode oferecer durante 365 dias, chegou mais cedo neste ano, em 29 de julho. No Brasil, a cota foi esgotada dois dias antes. Os dados são da Global Footprint Network, organização internacional pioneira na contabilização da nossa pegada ecológica.

O cálculo indica que o esgotamento dos recursos em 2021 ocorreu três semanas mais cedo do que em 2020, quando o Dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Earth Overshoot Day) foi o mais tardio em 15 anos. No ano passado, as medidas de enfrentamento à Covid-19 causaram queda brusca nas emissões de CO2, que logo voltaram a subir com a flexibilização do isolamento social.

“Os fatores críticos deste pior resultado são o aumento da pegada de carbono de 6,6% em comparação com o ano passado, bem como a redução de 0,5% na biocapacidade florestal global devido, em grande medida, a um aumento do desmatamento na Amazônia. Só no Brasil, 1,1 milhão de hectares foram perdidos em 2020 e estimativas para 2021 indicam um aumento de até 43% no desmatamento em relação ao ano anterior”, informou a Global Footprint Network em nota.

Todos os anos, o Dia de Sobrecarga marca a data em que a humanidade utiliza todos os recursos biológicos que a Terra regenera ao longo de um ano. Atualmente, a humanidade usa 74% a mais do que os ecossistemas conseguem regenerar. Isto é, precisaríamos de 1,7 planeta Terra para suprir nosso atual padrão de consumo.

O Earth Overshoot Day deste ano representa um dos maiores déficits ecológicos desde que o mundo entrou em sobrecarga, no início dos anos 1970. O setor de energia é um dos que mais contribui com esse cenário. Espera-se um crescimento de 4,8% nas emissões do setor em relação ao ano passado à medida que a recuperação econômica acelera.

A utilização global de carvão deve aumentar em 2021 e estima-se que contribua com 40% da pegada de carbono total esse ano, indicou relatório da Global Footprint Network.