Array
Notícias

Amda participa de simulado de combate a incêndios florestais

Array
Amda participa de simulado de combate a incêndios florestais
Crédito: Fábio Líbano/Divulgação Amda

Em preparação ao período seco, equipes da Amda participaram de simulado de combate a incêndios florestais promovido pelo governo de Minas Gerais, no dia 13 de julho, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Integraram o treinamento todos os órgãos vinculados à Força-Tarefa Previncêndio, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ibama.

Durante o simulado, foram construídos aceiros utilizando técnicas de manejo do fogo. De acordo com Francisco Mourão, biólogo da Amda, aceiros são trechos em que a vegetação é retirada para formar faixas que separam áreas de vegetação. Dessa forma, se um incêndio atingir o entorno de uma unidade de conservação, os aceiros funcionam como barreira, impedindo que o fogo se alastre para dentro da unidade. Isso facilita o combate e evita que os danos do fogo sejam maiores.

Os aceiros podem ser construídos tanto de forma mecânica, com o uso de roçadeiras e outras máquinas, quanto pelo fogo. O biólogo da Amda explica que a construção com maquinário arranca as raízes das plantas, o que pode causar um desgaste no solo, aumentando o risco de erosões, enquanto aceiros feitos com fogo impactam menos o solo, além de sua construção ser mais fácil, rápida e barata.

Embora o manejo do fogo seja previsto pelo Código Florestal Mineiro desde 2013, o decreto de regulamentação só foi publicado em 2020, após bastante debate. Para a Amda, entidade que muito lutou pela regulamentação, trata-se de importante passo na prevenção e combate a incêndios.