Array
Notícias

Amda integra protesto contra atividades da MGB na mina de Casa Branca

Array
Amda integra protesto contra atividades da MGB na mina de Casa Branca
Crédito: Divulgação/Amda

Press release

Belo Horizonte, 11 de maio de 2021 – Na manhã dessa terça-feira (11), a Amda, junto de representantes de instituições e moradores da região de Casa Branca, em Brumadinho, bloqueiam a saída de caminhões da MGB (Mineração Geral do Brasil), em protesto às atividades realizadas pela mineradora. Mediante liminar concedida pela Justiça Federal, a MGB está retirando material da mina de Casa Branca, e trafegando pela estrada que atravessa o Parque Estadual da Serra do Rola Moça com veículos carregados de minério.

O tráfego de caminhões aumenta exponencialmente o risco de acidentes, pois, além da estrada ser extremamente perigosa, na maior parte do trecho utilizado pela mineradora são proibidas ultrapassagens. Além dos impactos ambientais decorrentes, a circulação dos veículos pela estrada, único acesso de moradores à região, está gerando transtornos e falta de segurança à população local.

A denúncia é que a MGB, ancorada em decisão judicial, utiliza o descomissionamento das barragens para realizar atividades minerárias no local.