Array
Notícias

Espanha investiga tortura contra animais em laboratório

Array
Espanha investiga tortura contra animais em laboratório

Cenas chocantes de macacos, cães, ratos, porcos e coelhos sendo torturados em um laboratório de testes em animais em Madri, na Espanha, causaram onda de indignação e protestos. Após encontrarem evidências de maus tratos no local, as autoridades espanholas suspenderam as atividades do laboratório e iniciaram investigações para apurar as denúncias.

Divulgadas pela ONG Cruelty Free International, as imagens foram filmadas por um denunciante que trabalhou no laboratório entre 2018 e 2019. As instalações pertencem à Vivotecnia, empresa dedicada à experimentação de produtos químicos, agroquímicos e cosméticos em animais. Desde 2000, oferece serviços a empresas da Europa, América Central, Japão, Coréia e EUA.

Nas gravações, é possível ver atos de extrema violência contra os animais e práticas cruéis, que aumentam o sofrimento e a morte dos bichos testados, incluindo nenhuma ou inadequada anestesia. Coelhos eram mantidos em jaulas minúsculas, fazendo com que sofressem leões na coluna vertebral, denunciou a Cruelty Free.

Animais sendo cortados, sacodidos, espancados e ridicularizados eram as cenas mais comuns nas filmagens. Em um dos vídeos, um funcionário desenhava um rosto nos genitais de um macaco enquanto o animal estava amarrado para ter seu sangue coletado.

“Esta filmagem mostra mais uma vez o lado negro dos testes de toxicidade regulatória em animais. Descobrimos uma horrenda mistura de sofrimento e crueldade na forma como os animais são alojados, manuseados e abusados em testes de toxicidade, bem como incontáveis violações da legislação espanhola e da UE [União Europeia]”, destacou a Dra. Katy Taylor, diretora de Ciência e Assuntos Regulatórios da Cruelty Free.

O repúdio e os protestos gerados após a divulgação das imagens, fez com que o governo regional de Madri suspendesse imediatamente as atividades do laboratório e recolhesse os animais, que estão sob os cuidados de um veterinário local. As autoridades também estão investigando as práticas, que violam leis europeias e espanholas de bem-estar animal.

“Ficamos consternados quando vimos as imagens. É um caso flagrante de abuso de animais”, disse Sergio García Torres, chefe dos direitos dos animais do governo espanhol, à AFP. Para ele, deveriam ser colocadas câmeras de vigilância nessas instalações, assim como pretendem fazer nos frigoríficos.

Ajude a acabar com esse sofrimento! Assine petição pelo fechamento da Vivotecnia.

Ineficácia

Para testar a toxidade de um produto, os bichos são forçados a ingerir ou inalar grandes quantidades de uma substância. Durante os testes, eles sofrem com vômitos, sangramento interno, dificuldade respiratória, febre, perda de peso, letargia, falência de órgãos e até morte. Não são fornecidos anestésicos ou analgésicos.

Além da crueldade, a ineficácia dos experimentos é um dos principais motivos para aboli-los, já que animais não reagem da mesma forma que humanos a certas substâncias. Os testes também não são totalmente confiáveis. Segundo a Cruelty Free, cerca de 90% dos produtos falham em ensaios com humanos, apesar de resultados promissores em animais.

A proporção de erros ainda é maior do que a de êxitos, por isso ratos, cães, coelhos e outros animais sofrem sem necessidade com testes dolorosos. Em 2017, foram usados mais de 115 milhões de animais em experimentos, mas apenas 46 novos medicamentos foram aprovados pela Administração de Comidas e Remédios dos EUA, de acordo com a Cruelty Free.

Na indústria cosmética não é diferente: milhões de animais são explorados apesar da existência de métodos livres de crueldade e capazes de comprovar a segurança dos produtos.