Array
Notícias

Política antiambiental ganha força com Zambelli na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

Array
Política antiambiental ganha força com Zambelli na Comissão de Meio Ambiente da Câmara
Bolsonaro em audiência com Zambelli em 2019. Crédito: Marcos Corrêa/PR [CC BY]

Com Arthur Lira (PP-AL), indicado de Jair Bolsonaro, na liderança da Câmara dos Deputados, o governo ganhou força para infiltrar aliados em cargos-chaves no Legislativo. Na última semana, Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal que já acusou ONGs de atearem fogo na Amazônia, assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) sob protestos de ambientalistas.

Zambelli é uma das maiores aliadas de Bolsonaro na Câmara. Como presidente da CMADS, ela pode acelerar a aprovação de matérias de interesse do governo, que tratam da liberação da caça de animais silvestres, mineração em terras indígenas e flexibilização do licenciamento ambiental.

Em seu discurso de posse, a deputada repetiu falácias do governo, como “o Brasil é um exemplo de sustentabilidade para o mundo” e disse que trabalhará ao lado da Comissão de Agricultura, presidida pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), que tentou, em 2019, extinguir o Parque Nacional dos Campos Gerais, no Paraná.

Ambientalistas temem a aprovação de um pacote de retrocessos com a chancela de Carla Zambelli, que não é conhecida por sua atuação na área ambiental, mas pelas falas controversas. A deputada chegou a dizer que o Brasil teve os menores índices de queimadas em 2019, quando, na verdade, o país havia superado números do ano anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Zambelli segue a cartilha de [Ricardo] Salles e deve colocar para andar a boiada contra o meio ambiente em meio à pandemia, que até então estava restrita às canetadas do governo”, destacou Luiza Lima, assessora de Políticas Públicas do Greenpeace.

Seu vice, o Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), também é alvo de polêmicas. Em reportagem, a BBC News Brasil denunciou seu envolvimento em uma cadeia de grilagem de áreas protegidas na Amazônia. Os segundo o terceiro vice-presidentes, deputados Carlos Gomes (Republicanos-RS) e Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), também são conhecidos pela atuação anti-ambiental e ligação com a bancada ruralista.

Atropelo na Câmara

Com risco de a legislação ambiental ser “atropelada” enquanto o país enfrenta uma crise sanitária, a Amda e mais 255 organizações da sociedade civil protocolaram carta pública pedindo que os esforços do Congresso Nacional sejam direcionados ao enfrentamento da pandemia e não à proposição de retrocessos ambientais.

“Defendemos o debate público e democrático de uma agenda propositiva capaz de favorecer os compromissos climáticos, promover um crescimento econômico inclusivo e salvaguardar nossas florestas, povos indígenas e comunidades tradicionais. Esse diálogo construtivo somente será possível num contexto de funcionamento regular do Congresso Nacional e com ampla participação da sociedade”, defenderam as ONGs.

Notícias relacionadas:

Meio Ambiente tem o menor orçamento em 21 anos

As “boiadas” de Salles sobre o meio ambiente