Array
Notícias

Prefeitura faz plantio de 5 mil árvores nativas em BH

Array
Prefeitura faz plantio de 5 mil árvores nativas em BH
Crédito: Divulgação/PBH

A capital mineira recebeu mais de 5 mil mudas de espécies nativas, que estão sendo plantadas na Serra do Engenheiro Nogueira, na região da Pampulha. Os plantios são destinados a zonas públicas municipais e federais, abrangendo uma área de 26 mil metros quadrados (m²).

A ação é fruto do projeto Montes Verdes, uma iniciativa voluntária de servidores da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SMMA), com o apoio da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica. O objetivo é ampliar a cobertura vegetal da cidade e recuperar áreas verdes degradadas.

Só em novembro do ano passado, 1,6 mil mudas foram plantadas no Parque Fernando Sabino, conhecido como Parque Fazenda da Serra, também na Pampulha. O local possui cerca de 186 mil m².

A iniciativa tem atuado em duas áreas-piloto na Serra do Engenho Nogueira e outros locais, por meio de parcerias com o Exército Brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Infraero, igrejas e associações de moradores. Desde o início do projeto, em 2017, cerca de 14 mil mudas já foram plantadas.

O trabalho também envolve a manutenção de plantios mais antigos. Para o engenheiro, Marcelo Vichiato, um dos idealizadores do Montes Verdes, “a manutenção é fundamental para o sucesso na implantação das novas florestas urbanas, uma vez que o desenvolvimento de espécies invasoras, como os vários tipos de capim, compromete de forma significativa o desenvolvimento das mudas”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Mário Werneck, ao longo dos anos, o desenvolvimento da cobertura vegetal, propiciará melhoria no microclima local, melhor retenção das águas pluviais, recuperação de nascentes e redução da sobrecarga da drenagem pública nas áreas em que as florestas forem se formando.