Notícias

Tradicional mercado de pássaros será banido em Paris

Tradicional mercado de pássaros será banido em Paris
Paris Bird Market

Pássaros enclausurados em minúsculas gaiolas não serão mais a atração da Île de la Cité, uma famosa ilha no rio Sena, em Paris, na França. Finalmente, o conselho da cidade votou pelo fim do Paris Bird Market, um epicentro do tráfico de vida selvagem a poucos metros da Catedral de Notre Dame. Anunciada no mês passado, a decisão foi comemorada por ambientalistas e defensores dos direitos animais.

Há anos, ONGs francesas denunciam a crueldade contra os animais vendidos no local. Uma petição lançada pela Paris Animaux Zoopolis (PAZ) em janeiro deste ano, pedindo o fechamento do mercado, já coletou mais 2.400 assinaturas. A organização acredita que “prender pássaros é cruel e arcaico”.

Os pintassilgos estão entre as aves mais visadas pelos compradores devido ao colorido marcante e à beleza de seu canto. Cada exemplar pode ser vendido por até 150 euros. A perseguição e a caça fizeram com que a ave sofresse com grave declínio populacional, tornando-se rara nos dias de hoje.

De acordo com a PAZ, muitos animais são capturados ilegalmente na natureza para serem vendidos no local, que se tornou um ponto de tráfico. A maioria ainda é exótica e não está acostumada com o clima do país, por isso fica muito vulnerável ​​à exposição ao ar livre, principalmente às correntes de ar.

“Essa atividade, que consiste em transportar, selecionar e organizar a reprodução dos animais com fins lucrativos, nega totalmente os interesses dos animais, especialmente suas necessidades básicas: muitos morrem prematuramente”, destacou a ONG em sua petição.

O vice-prefeito de Paris, Christophe Najdovski, ratificou as denúncias dizendo que as condições em que as aves são mantidas são “inaceitáveis, ​​tendo em conta as condições de bem-estar animal exigidas hoje”. “É por isso que estamos empenhados em modificar os regulamentos para proibir a venda de pássaros e outros animais”, acrescentou.

Em funcionamento desde 1808, o Paris Bird Market deve ser totalmente fechado em alguns anos, entre 2023 e 2025. Nesse período, o executivo municipal ajudará os comerciantes locais a buscarem outro modelo de negócio.