Array
Notícias

Aprovação de agrotóxicos bate novo recorde em 2020

Array
Aprovação de agrotóxicos bate novo recorde em 2020

Cada vez mais veneno no prato dos brasileiros: este é o lema do governo de Jair Bolsonaro, que desde o início de seu mandato tem acelerado a aprovação de agrotóxicos. No final de dezembro, foram aprovadas mais 88 substâncias, fechando 2020 com 493 novos pesticidas registrados, o maior número em 10 anos.

Nem a pandemia da Covid-19 foi capaz de frear o governo federal. Já nos primeiros meses de 2020, 150 novos químicos foram aprovados, incluindo compostos proibidos na União Europeia, como o clorotalonil, o glufosinato e a ametrina. Segundo a ONU, cinco dos dez agrotóxicos mais vendidos no Brasil não são autorizados em diversos países.

O índice de liberação cresce desde 2016, quando o número de pesticidas autorizados dobrou em relação a 2015. Em 2017, o mesmo aconteceu: foram autorizadas 405 novas substâncias, contra 277 do ano anterior. Nos anos seguintes, os números continuaram crescendo de forma assustadora.

recorde-agrotoxicos-2020-tabela-1.jpg

Em média, quase 10 agrotóxicos foram liberados por semana no ano passado. Entre eles, 16 são considerados altamente perigosos e 235 muito perigosos pelo Ministério da Agricultura. Embora a maior parte das aprovações seja de pesticidas genéricos, isto é, produzidos com princípios ativos já utilizados nos cultivos, há perigos encobertos nos novos registros, como a permissão de aplicação em novas culturas.

Além disso, a liberação de cada vez mais substâncias abre brechas para combinações químicas diferentes. É o chamado efeito coquetel, no qual a possibilidade de interação entre as substâncias pode gerar efeitos desconhecidos. Em amostras de alguns alimentos, a Anvisa já encontrou até 21 princípios ativos diferentes e em doses acima do permitido.

Menos veneno, mais saúde

Estima-se que, por ano, cada brasileiro consuma até sete litros de veneno escondido nos alimentos. Para fugir dos agrotóxicos, opte por frutas, verduras e legumes orgânicos. É possível comprá-los de pequenos produtores locais/familiares ou cultivar sua própria horta orgânica em casa. Clique aqui e saiba onde comprar e como produzir alimentos saudáveis!

Notícias relacionadas:

Pesticidas podem causar extinção dos insetos

Florianópolis será o primeiro município brasileiro a eliminar agrotóxicos de seu território