Notícias

Serra da Mantiqueira ganha nova unidade de conservação

Serra da Mantiqueira ganha nova unidade de conservação
Pico dos Marins/Crédito: Marcos Felipe – CC 4.0

O governo do Estado de São Paulo oficializou, por meio do Decreto Estadual nº 65.457/2021, a criação do Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista, nova unidade de conservação (Uc) que protegerá mais de 10 mil hectares entre os municípios de Cruzeiro e Piquete. A área abriga 421 espécies da fauna, e um patrimônio natural de áreas montanhosas cobertas por florestas e campos de altitude.

Ambientalistas comemoram a criação do MONA, formalmente discutida desde 2015, quando um grupo de trabalho foi formado para desenvolver estudos e propor de ações de conservação na Serra da Mantiqueira. De acordo com a Fundação Florestal de São Paulo, responsável pela gestão das Ucs no Estado, o governo deve investir até R$ 2 milhões, da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), na implementação da unidade.

O MONA está inserido na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que banha São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo importante na preservação dos recursos hídricos. Ainda protege alguns dos pontos mais altos e emblemáticos da região: os Picos do Marins e do Itaguaré.

O relatório técnico de criação do monumento o classifica como um sítio natural raro e singular, em termos de biodiversidade, geologia, geomorfologia, aspectos culturais e de incontestável beleza cênica, das mais expressivas em nível nacional. Ao todo, 15.939,35 hectares de remanescentes florestais são encontrados na unidade, com destaque para vegetações típicas da Mata Atlântica, como florestas de encosta e campos de altitude.

A nova Uc protegerá também o habitat de 294 espécies de aves, 56 de anfíbios, 40 de mamíferos e 15 de peixes, sendo 32 delas ameaçadas de extinção e de distribuição restrita ao Estado. Segundo o documento, a região compreendida entre a margem esquerda do rio Paraíba do Sul e a crista da Serra da Mantiqueira, onde está o MONA, está entre as mais ricas em espécies de animais do sudeste do Brasil.