Carvoaria clandestina é fechada pelo Ibama no Norte de Minas

Crédito: Divulgação/ Ibama

Fiscais encontraram 37 fornos de carvão operando sem autorização dentro de área protegida.

Após denúncias, o Ibama fechou uma carvoaria que funcionava clandestinamente dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RSD) Nascentes Geraizeiras, em Montezuma, na região Norte de Minas Gerais. O local foi embargado e o proprietário multado em R$ 74 mil por atuar em área protegida por lei.

Durante a operação, realizada no início do mês, os fiscais do Ibama encontraram 37 fornos de carvão operando sem autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela gestão da unidade de conservação. O infrator foi notificado para retirar os fornos do local e um trator utilizado na carvoaria foi apreendido pelo Ibama.

“Os fornos de carvão, além de causarem poluição atmosférica, comprometem indiretamente a função ambiental da unidade, pois utilizam em abundância matéria-prima florestal que demanda alto consumo das águas protegidas pela RDS”, explicou o Ibama, em nota.

Segundo a autarquia, outra irregularidade encontrada no local foi a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores da carvoaria, o que causa danos à saúde.

Com mais de 38 mil hectares, a RDS Nascentes Geraizeiras abrange, além de Montezuma, os municípios de Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo. Tem como objetivos proteger as nascentes de córregos que abastecem a região, garantir a conservação das áreas de extrativismo utilizadas pelas comunidades tradicionais, permitir o acesso à terra para a população geraizeira local e promover o seu desenvolvimento socioambiental.

 

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente