Notícias

Projeto “Bosques da Memória” planta árvores em homenagem às vítimas da Covid-19

Projeto “Bosques da Memória” planta árvores em homenagem às vítimas da Covid-19
Plantio promovido pela Associação Mico Leão Dourado

Teve início no último sábado (12), o projeto que pretende plantar milhares de mudas em todo o país, em um gesto simbólico de homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais da saúde no Brasil. A campanha é promovida pela Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da qual a Amda faz parte, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Além da pandemia, que causou inúmeras mortes, o ano de 2020 foi marcado por tragédias ambientais, como as queimadas e os desmatamentos, que assolaram as florestas brasileiras. A iniciativa vem para transformar esse momento de tristeza e devastação em esperança para a Mata Atlântica, marcando o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, instituída pela ONU.

“Por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, poderemos colaborar no combate aos efeitos das mudanças climáticas, contribuindo com a conservação da biodiversidade e perenizando um espaço simbólico e concreto de celebração da vida de tantos familiares e amigos que faleceram em virtude da Covid-19”, declarou a RBMA.

O lançamento do projeto contou com ações e plantios em todo o país, promovidos por pessoas e instituições parceiras, que construirão mais de 20 Bosques da Memória. Nos bosques da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) e Associação Mico Leão Dourado (AMLD), cada árvore plantada ganhará uma placa com identificação da espécie, data do plantio e nome da vítima do novo coronavírus, que será homenageada.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha e como participar.