Array
Notícias

Minas firma parceria com Reino Unido para promover economia de baixo carbono

Array
Minas firma parceria com Reino Unido para promover economia de baixo carbono

Na última sexta-feira (4), o governo de Minas Gerais firmou parceria inédita com o Reino Unido para promover agenda sustentável que possibilite a adoção de uma economia de baixo carbono. Minas foi o primeiro estado do Brasil a aderir à campanha interacional “Race to Zero”, que visa a neutralização das emissões para conter o aquecimento do planeta.

O acordo, assinado pelo governador do Estado, Romeu Zema, e pela embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson, prevê ações de transição energética e enfrentamento às mudanças climáticas. A meta do executivo estadual é tornar Minas Gerais referência no setor e apresentar os resultados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), marcada para 2021.

Para Davidson, a parceria pode contribuir, inclusive, na geração de mais receitas e empregos. Investimentos voltados para a economia verde, energia limpa, tecnologias de baixo carbono, agricultura sustentável e restauração ecológica serão viabilizados pelo acordo.

“O Brasil tem enormes vantagens comparativas para se posicionar como uma economia verde. As medidas de baixo carbono resultariam em um aumento acumulado de R$ 2,8 trilhões em 2030 e 2 milhões de empregos a mais em 2030, principalmente no setor de indústria e serviços”, destacou a embaixadora.

Outras ações de cooperação serão voltadas ao setor rural, para promover a agricultura sustentável e reduzir as emissões da agropecuária. Os produtores serão beneficiados com o Programa de Energia do Fundo de Prosperidade, mantido pelo Reino Unido, que também patrocina um projeto de agricultura de baixo carbono em 25 municípios do Cerrado.