Array
Notícias

Brasil passa dos 7GW de potência instalada em energia fotovoltaica

Array
Brasil passa dos 7GW de potência instalada em energia fotovoltaica
Energia solar é alternativa para reduzir gastos com a conta de luz..

O Brasil bateu recorde na geração de energia solar a partir de placas fotovoltaicas. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país ultrapassou os 7 gigawatts (GW) de potência instalada. Isto representa metade da produção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo.

Em Minas Gerais, o alto índice de radiação solar tem promovido a ascensão da modalidade no Estado. Atualmente, os sistemas de geração mineiros abrangem quase 20% da produção nacional. Logo atrás está São Paulo e Rio Grande do Sul, com 12,6% e 12,5%, respectivamente.

O crescimento da modalidade no Brasil é impulsionado pela geração distribuída em residências, comércios, áreas rurais e indústrias. Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, a geração dos pequenos sistemas de telhado tem superado a de grandes usinas.

A procura pela modalidade se deve, principalmente, ao seu custo-benefício e facilidade de manutenção. Apesar do grande investimento inicial, o sistema gera energia de forma autônoma depois de instalado. Além disso, o excesso de eletricidade gerado é direcionado para a rede elétrica da distribuidora, convertendo-se em créditos para o proprietário.

Do ponto de vista ambiental, a energia fotovoltaica é ainda mais vantajosa, pois não libera, durante sua produção e consumo, resíduos ou gases poluentes. Também é uma fonte renovável.

“A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”, defendeu Rodrigo Sauaia.

Outra vantagem, é a diminuição dos preços dos equipamentos solares em quase 90%. A estimativa é que continue reduzindo. O que não faltam são opções para quem deseja investir em energias renováveis, com linhas de crédito, públicas e privadas.

Notícias relacionadas:

Em 2050, energias solar e eólica responderão por quase metade da geração mundial

Energia solar fotovoltaica: limpa e econômica