Notícias

Romeu Zema nomeia Jarbas Soares Júnior para a Procuradoria-Geral de Justiça

O governo de Minas Gerais anunciou na última terça-feira (24), a nomeação do procurador Jarbas Soares Júnior para o cargo de procurador-geral de Justiça pelo governador Romeu Zema para suceder o procurador Antônio Sérgio Tonet na chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelos próximos dois anos.

O procurador já havia assumido o comando do órgão outras duas vezes, entre 2004 e 2008. Em votação eletrônica realizada pelo MPMG, ele foi o mais bem votado, com 705 votos, entre os oito procuradores e promotores cotados para assumir o cargo. Os outros dois componentes da lista tríplice obtiveram metade dos votos dados a Jarbas Soares Júnior.

Segundo nota divulgada pelo executivo estadual, após analisar os currículos dos candidatos e conversar com eles, o governador, respeitando a manifestação do Ministério Público, expresso pela maioria dos votantes, optou pela nomeação de Jarbas. A Amda enviou ofício ao novo procurador, externando boas vindas e votos da melhor gestão, principalmente na área ambiental.

Gustavo Malaco, da ong Angá, que atua no Triângulo Mineiro, destacou a importância da independência e a credibilidade do MPMG durante a gestão de Jarbas Soares, impactando positivamente na defesa do direito difuso e coletivo.

Para Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda, as gestões anteriores de Jarbas Soares Júnior na área ambiental foram marcadas pelo diálogo com a sociedade civil, com os poderes Executivo e Legislativo e iniciativa privada, e destaca seu valioso papel na estruturação do “braço ambiental” do MP em Minas.

“Houve inevitáveis momentos de conflito, que em minha opinião, são inerentes à função do MP de defender o interesse público. E não se pode esquecer que, com devidas exceções, a maior parte das empresas que atuam no Estado, na qual se incluem infelizmente as públicas, têm pouquíssimo interesse pela proteção do meio ambiente e uso correto dos recursos naturais. Por sua história e conhecimentos, por ter sido o construtor do MP ambiental, não tenho dúvida de que em mais esta gestão, o novo Procurador deixará legado ambiental positivo para Minas Gerais, representado pelo diálogo construtivo, mas firme, quando necessário”, disse ela.

Opinião semelhante tem José Ângelo Paganini, da Fundação Relictos, ong atuante no Vale do Aço, com forte presença em educação ambiental. “O setor ambiental sempre pode contar com apoio de Jarbas Soares aos seus pleitos e somos testemunha da ponderação e diálogo na área ambiental por sua equipe, buscando resolver problemas e evitar conflitos desnecessários”, disse.