Notícias

Plataforma monitora desmonte ambiental de Bolsonaro

Plataforma monitora desmonte ambiental de Bolsonaro
Crédito: Reprodução/Sinal de Fumaça

Notícias sobre garimpos ilegais, desmatamento, queimadas, grilagem de terras, flexibilização da fiscalização e desmonte das leis que protegem o meio ambiente têm marcado a política ambiental brasileira. Para monitorar a crise socioambiental que toma conta do país, foi lançada, no final de outubro, a plataforma Sinal de Fumaça.

Em forma de linha do tempo, o monitor interativo narra o desmonte ambiental do governo Bolsonaro, apresentando os principais fatos e também as reações da sociedade civil perante as ações do poder público. O objetivo é registrar os eventos para facilitar o monitoramento e a compreensão das ações e omissões do governo nesta pauta.

“A crise ecológica brasileira obviamente é bem anterior a 2018, mas nosso monitoramento mostra que o atual governo tem agido de forma sistemática e sem precedentes para acelerar o desmonte da estrutura de proteção e desenvolvimento socioambiental no país. As tais reformas infralegais começaram no primeiro dia da gestão Bolsonaro, bem antes do ministro Ricardo Salles verbalizar sua “boiada” na reunião ministerial de abril de 2020″, explicou a jornalista Rebeca Lerer, coordenadora do Sinal de Fumaça.

A curadoria dos conteúdos é feita por uma equipe de jornalistas e comunicadores, que filtram as notícias publicadas na imprensa nacional e internacional, websites de ONGs e institutos de pesquisa, canais oficiais do governo e outros espaços. A plataforma é atualizada semanalmente e todos os conteúdos divulgados mostram a fonte oficial da informação.

O usuário pode personalizar sua experiência no monitor, criando linhas do tempo a partir de editorias, temas e personagens para acompanhar o que saiu na imprensa sobre determinado assunto, por exemplo. Estão disponíveis notícias sobre os principais eventos da área ambiental desde outubro de 2018, em mais de 200 postagens. Para acessar, clique aqui.

Notícia relacionada:

As “boiadas” de Salles sobre o meio ambiente