Array
Notícias

Planeta Inseto: único zoológico de insetos do Brasil ganha exposição virtual

Array
Planeta Inseto: único zoológico de insetos do Brasil ganha exposição virtual
Bicho-pau/ Crédito: Mário Kokubu

Os curiosos e apaixonados por insetos poderão conhecer, virtualmente, a exposição Planeta Inseto, acervo do único Jardim Zoológico de insetos do Brasil. A nova modalidade de visitação está disponível desde outubro, enquanto a maior parte dos museus ainda permanece fechada devido à pandemia do novo coronavírus.

Por ser um Jardim Zoológico, o espaço conta com animais vivos, ao contrário dos tradicionais museus. Durante a visita virtual, o público conhece as peculiaridades de formigas, abelhas, bichos-pau, besouros e outros insetos, aprendendo a identificá-los e saber mais sobre a função destes animais na natureza, sua importância na alimentação e medicina.

“É possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen), um par de antenas e três pares de pernas. Essa é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes da exposição física”, relatou Mário Kokubu, educador do Planeta Inseto.

Desde a inauguração, a mostra já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e itinerante, desde a sua inauguração, em 2010, porém está fechado temporariamente devido à pandemia. Agora, com a visitação virtual, pessoas de qualquer lugar do mundo podem ver vídeos, fotos e todo o cenário do museu.

Estima-se que haja mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas e mais milhões a serem identificadas. Para preservar, é preciso conhecer. Acesse aqui e faça um tour virtual pela coleção do museu ou visite o site do Planeta Inseto.