Array
Notícias

Grupo de voluntários realiza reflorestamento urbano em BH

Array
Grupo de voluntários realiza reflorestamento urbano em BH
Foto: Projeto Pomar BH

Voluntários integrantes do Projeto Pomar BH, já plantaram mais 1,8 mil mudas frutíferas em Belo Horizonte em iniciativas de reflorestamento urbano. No Parque do Bairro Planalto, na região Norte, foram plantados mais de 80 tipos de árvores, como pés de acerola, ameixeiras, goiabeiras, mangueiras e pitangueiras.

De acordo com o projeto, a área foi intensamente castigada pelos incêndios, que também assolaram dois parques municipais de BH: o Jacques Cousteau, na região Oeste, e o Ursulina de Andrade Mello, na Pampulha. Com 40% de sua vegetação destruída pelo fogo, o parque da Pampulha é a próxima parada do projeto, que irá colaborar com seu reflorestamento.

O projeto Pomar BH atua na arborização de Belo Horizonte e região metropolitana, desde 2017, sendo mantido com a ajuda de voluntários. “Enquanto alguns queimam, nós plantamos. E quando os dias estão secos, nós molhamos para que um dia elas possam retribuir tudo isso”, declarou o idealizador do projeto, Antônio Cândido Lages Rodrigues.

Além da produção de mudas e plantios, o grupo de aproximadamente 300 voluntários desenvolve trabalhos de educação ambiental com alunos da rede pública, por meio de oficinas, que ainda estão suspensas devido à pandemia.

Incêndios

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, teve quase metade de sua mata nativa queimada, entre os dias 5 e 8 de outubro. A unidade abriga várias espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, como jacus, urubus, micos-estrela e gambás, além da rica flora, composta por jequitibás, sucupiras, ipês, fícus, quaresmeiras e embaúbas.

Um semana depois, em 12 de outubro, cinco hectares de mata foram destruídos pelas chamas no Parque Municipal Jacques Cousteau. O parque está situado entre os bairros Betânia e Estrela do Oriente, ocupando 335 mil m². Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o local possui rica vegetação, bem como pássaros e insetos raros.

Com informações de G1