Array
Notícias

Diabos-da-tasmânia retornam à Austrália após 3 mil anos

Array
Diabos-da-tasmânia retornam à Austrália após 3 mil anos
Foto: Aussie Ark

Os diabos-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) não eram vistos há 3 mil anos nas florestas da Austrália continental, até que um grupo de 26 diabinhos foi solto em um santuário no Parque Nacional Barrington Tops, ao norte de Sydney. A reintrodução está sendo conduzida pela organização Aussie Ark com apoio da Global Wildlife Conservation e Wild Ark.

Não se sabe ao certo quando a espécie icônica desapareceu, mas cientistas acreditam que tenha sido entre 500 e 5.000 anos atrás. As mudanças climáticas, caça e introdução do dingo, um cão selvagem, são as causas mais prováveis de sua extinção.

Os diabos são os maiores marsupiais carnívoros do mundo. Eles esbanjam ferocidade, sendo capazes de devorar grandes carcaças de animais em poucos minutos. Pelo fato de serem necrófagos, isto é, se alimentarem de restos orgânicos, são importantes para manter um ambiente saudável e controlar patógenos.

Para Tim Faulkner, presidente da Aussie Ark, o retorno do animal à natureza é uma medida de controle natural de pragas selvagens. “Na ausência de predadores do continente, eles trazem o equilíbrio de volta ao ecossistema”, afirmou.

Em nota, a organização informou que esta é a primeira das três reintroduções planejadas. Nos próximos dois anos, serão feitas mais duas reinserções com 20 indivíduos. Os animais serão monitorados por meio de pesquisas regulares, coleiras de rádio ajustadas com transmissores e armadilhas fotográficas.