Array
Notícias

Processo de licenciamento ambiental da mina de Casa Branca será apreciado pelo Copam

Array
Processo de licenciamento ambiental da mina de Casa Branca será apreciado pelo Copam
Estrada que corta o parque do Rola Moça é repleta de trechos perigosos. Crédito:

O processo de Licença Prévia da mina de Casa Branca, da Mineração Geral do Brasil (MGB), foi pautado para a próxima reunião da Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental (CMI/Copam), marcada para amanhã (25). O empreendimento, então operado pela empresa Extrativa Paraopeba – paralisado no início dos anos 2000 por decisão judicial decorrente de Ação Civil Pública impetrada pela Amda e pelo Ministério Público Estadual – localiza-se no limite do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

A exploração predatória de minério de ferro deixou como herança uma enorme cratera na área minerada. Além de estar na zona de amortecimento do Parque, a mina está inserida na APA Sul RMBH (Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte) e na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

A Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento ainda é considerada prioritária para a conservação de recursos naturais e recuperação, classificada como grau alto e muito alto pelo Zoneamento Ecológico Econômico de Minas Gerais (ZEE/MG). Pelo Atlas da Biodiversidade de Minas Gerais, é classificada como de importância biológica extrema. Estudos apontaram que na área ocorrem várias espécies da fauna e flora raras, endêmicas e ameaçadas.

O Parecer Único (PU) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) sugere indeferimento da licença, mas a decisão final caberá à Câmara de Atividades Minerárias (CMI). Nele, os técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lembram que não houve manifestação prévia conclusiva dos conselhos consultivos e dos gestores das duas unidades de conservação (Rola Moça e APA Sul).

Destacam ainda que a avaliação de alternativas locacionais para a via de escoamento do minério não contemplou impactos sobre a fauna silvestre, não quantificou a vegetação nativa que será suprimida e possíveis intervenções em Área de Preservação Permanente. Ainda segundo o PU, o estudo é falho na avaliação de impactos sobre o patrimônio espeleológico e nas medidas propostas para sua proteção.

A Amda discorda frontalmente do projeto apresentado pela empresa. Em seu entendimento, a análise da possibilidade da exploração minerária no local teria que se pautar exclusivamente na reconfiguração do terreno para possibilitar sua recuperação, além da necessidade de ter prazo determinado e obedecer a soluções técnicas que mitiguem ao máximo os impactos ambientais para o Parque.

Para a entidade, a dimensão da cava proposta impactará excessivamente os campos ferruginosos e os capões florestais altimontanos existentes junto à estrada que liga Nova Lima a Brumadinho, com consequências sobre a biodiversidade do Parque e sobre a paisagem. Praticamente, inviabilizará a implantação de corredor ecológico e cortina arbórea neste trecho da área adjacente à cava.

Além disso, não estão suficientemente detalhadas as propostas de minimização das intervenções para o escoamento do minério de ferro a ser extraído. Por fim, a Amda lembra que não há detalhamento dos mecanismos de garantia econômica para recuperação ambiental da área e para sua futura incorporação ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Na eventualidade de um dia se considerar viável ambientalmente qualquer exploração no local, seria imprescindível a exigência de depósito caução com valor necessário à recuperação da área. É essa, inclusive, a garantia de que, caso a empresa mineradora venha a enfrentar problemas financeiros, não haja novamente o abandono irresponsável do passivo, agravando ainda mais a situação atual.

A entidade teme que mesmo sendo o parecer técnico da Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) contrário à concessão da licença, o setor produtivo, representado pela Fiemg, Faemg, Ibram e setor imobiliário, apoiados, infelizmente, por algumas secretarias do governo, ignorem a posição do órgão ambiental e a concedam.