Array
Notícias

ONGs pedem revogação de atos que incentivam caça de animais silvestres no Brasil

Array
ONGs pedem revogação de atos que incentivam caça de animais silvestres no Brasil

Em resposta à flexibilização das regras para acesso a munição e armas de fogo no Brasil, um grupo de 137 organizações ambientalistas, incluindo a Amda, assinaram manifesto pedindo a revogação de atos que beneficiam caçadores e contribuem com a caça de animais silvestres no país. A solicitação foi encaminhada aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Embora a atividade seja proibida em território brasileiro desde 1967, medidas aprovadas pelo governo federal facilitaram ação de colecionadores de armas, atiradores esportivos e caçadores, grupo conhecido como CACs. Segundo o Instituto Sou da Paz, o número de registros ativos de CACs chegou a 396.955 em 2019, um aumento de 50% em relação a 2018.

Reportagem exibida pelo Fantástico, da rede Globo, indicou que 11 portarias – algumas revogadas por serem inconstitucionais – resultaram no acréscimo de quase 140 mil novas armas em poder da população.

“Também vale mencionar que decretos do governo geraram ampliação da validade de registro para 10 anos e renovação automática para os ativos, reduzindo a verificação de capacidade técnica e psicológica dos proprietários de armas”, destacaram as ONGs.

Impactos sobre a fauna silvestre

Uma vez que as armas foram compradas e registradas, é quase impossível fiscalizar seu uso, por isso a liberação pode contribuir diretamente com o aumento da caça no país, em um cenário em que a fauna silvestre já está ameaçada. Segundo relatório da WWF, de 2018, as populações de vertebrados sofreram uma queda de 60% em todo o mundo desde a década de 1970. Nas Américas do Sul e Central a perda foi ainda mais dramática: 89%.

“A eliminação do complexo papel ecológico dos animais silvestres dos ciclos naturais tem impactos diretos sobre a estabilidade climática e outros serviços ecossistêmicos dos quais depende, inclusive, a nossa economia. É, portanto, lamentável o fato de haver sido permitido um aumento do limite de armas e munições para caçadores”, pontuaram as organizações.

Além disso, 93% da população brasileira é contra a caça, de acordo com pesquisa do Ibope, encomendada pelo WWF-Brasil. Mais de 70% ainda são contra a flexibilização do porte de armas por cidadãos comuns e 61% são contrários à facilidade para possuir arma em casa.

“Pedimos medidas urgentes por parte do parlamento brasileiro para que pautem e aprovem os Projetos de Decretos Legislativos que tratam do tema a fim de sustar esse processo de facilitação de acesso dos cidadãos (CACs) às armas e às munições que contribuem para a deterioração da segurança pública de nossa população e a destruição das condições de vida silvestre em nosso país”, defenderam os signatários do documento.

Notícia relacionada:

Caçadores usam redes sociais para promover abate de animais silvestres.