Array
Notícias

Esperança com mutação rara é encontrada em Minas

Array
Esperança com mutação rara é encontrada em Minas
(Crédito: Gabriele Cordeiro/Reprodução)

Na natureza, alguns insetos utilizam suas cores como mecanismo de camuflagem, enquanto outros chamam atenção por sua coloração incomum, como é o caso da esperança cor-de-rosa, flagrada pela fotógrafa e estudante de medicina, Gabriele Cordeiro, em Santa Maria do Suaçuí, em Minas Gerais. Pertencente à ordem Orthoptera, o animal foi fotografado no início deste mês.

A esperança (Tettigonia Viridissima) costuma usar sua cor e formato como aliados, pois a semelhança com uma folha verde faz com que ela fique quase invisível em meio à folhagem. Entretanto, a espécie está sujeita a uma condição genética, chamada eritrismo, que deixa sua pele, pernas e pêlos avermelhados. O fenômeno também ocorre em cetáceos, aves e outros insetos.

Segundo a bióloga Karlla Patrícia, doutora em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cor “pink” não é a melhor camuflagem. “A anomalia pode resultar em morte prematura, pois é muito fácil localizar uma esperança cor-de-rosa no meio das folhas verdes”, afirmou ao Estado de Minas. Ainda pouco estudada pela ciência, a mutação atinge um em cada 500 indivíduos.

A foto de Gabriele surpreende ainda mais, pois esses insetos possuem hábitos noturnos e durante o dia ficam praticamente parados. A jovem achou a esperança cor-de-rosa muito bonita, embora não imaginasse que ela fosse tão rara. Inofensiva, a espécie pode ser vista tanto na zona rural quanto em áreas urbanas.