Array
Notícias

Assine petição pela proteção efetiva da Mata Atlântica em Minas Gerais

Array
Assine petição pela proteção efetiva da Mata Atlântica em Minas Gerais

Minas Gerais ocupa, há anos, os primeiros lugares no ranking de desmatamento da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, conforme dados da Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos últimos dois anos, o Estado liderou a destruição do bioma, sendo responsável pela perda de quase 5.000 hectares de floresta nativa.

O avanço do desmatamento expõe situação recorrente marcada pelo desinteresse do poder público pela proteção da Mata Atlântica, extremamente ameaçada pela expansão urbana e agropecuária, minerações irresponsáveis, produção de carvão e incêndios florestais.

As ameaças somam-se às investidas dos governos estadual e federal para enfraquecer a proteção do bioma e tornar a fiscalização ainda mais frágil e insuficiente. Neste contexto, destaca-se o estímulo aberto ao desmatamento e acenos à impunidade pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A interpretação e aplicação de normas jurídicas em desfavor do bioma e a exclusão da sociedade na elaboração ou modificação destas normas, para atender interesses de segmentos econômicos e políticos poderosos, é outro fator de estímulo ao desmatamento.

Em 2013, foi criado Grupo de Trabalho (GT) composto por servidores públicos do Estado, que elaboraram o Plano de Proteção do Bioma, que foi engavetado. Agora, em abaixo-assinado online, a Amda solicita que ele seja aprimorado por meio da participação da sociedade, discutido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e aprovado pelo plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

A instituição também pede que o Governo de Minas apoie a imediata execução do plano. Não podemos nos calar diante da destruição dos nossos rios, animais e florestas. Assine a petição e ajude a proteger a Mata Atlântica. Faça sua parte!