Array
Notícias

Poluição por máscaras e luvas ameaça vida nos oceanos

Array
Poluição por máscaras e luvas ameaça vida nos oceanos
Conservacionista mostra máscaras coletadas em praia de Hong Kong/Crédito: Reuters

Essenciais para impedir a disseminação da covid-19, os EPIs (equipamentos de proteção individual) têm se tornado um problema ambiental devido ao descarte irregular. Na China, França, Espanha e em outros países que já deram início ao processo de desconfinamento, pilhas de máscaras e luvas de látex estão sendo encontradas nas ruas e praias.

Com a população de volta às ruas, aumentou-se a procura por EPIs. Embora sejam essenciais na prevenção da doença, o descarte incorreto tem aumentado os riscos de contaminação e a poluição oceânica. As máscaras e luvas jogadas nas ruas são levadas pelas chuvas e acabam nos mares, somando-se às sacolas plásticas e inúmeros resíduos encontrados nos oceanos.

Ambientalistas alertam para os impactos à vida marinha, que já sofre com as toneladas de plástico descartadas nos mares anualmente. Mergulhadores da Espanha já identificaram equipamentos de proteção individual ao lado de peixes, que podem confundir os objetos com alimentos.

Gary Stokes, fundador do grupo de conservação marinha Oceans Asia, disse ter encontrado, em março, 70 máscaras em um trecho de apenas 100 metros na orla de uma praia chinesa.

Na França, mergulhadores da Operação Mar Limpo também encontraram equipamentos desse tipo nos oceanos. Para combater a poluição, o Ministério do Meio Ambiente francês aumentou de 68 para 135 euros a punição para o descarte irregular de EPIs, podendo chegar até 750 euros dependendo da gravidade.

Descarte correto

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a forma mais segura e correta de descartar máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual é colocar os materiais dentro de dois sacos plásticos (um dentro do outro), amarrá-los e descartá-los no lixo comum.

Os especialistas destacam que o descarte jamais deve ser feito em vias públicas, vasos sanitários ou cursos d’água, considerando os riscos de contaminação e os danos ao meio ambiente. Também é importante conferir se não há rasgos nos sacos onde foram colocados os EPIs. Se possível, priorize máscaras reutilizáveis – lembrando de higienizá-las corretamente – para evitar a produção de mais lixo.