Array
Notícias

Ministro do Meio Ambiente revoga despacho que anistiava crimes ambientais na Mata Atlântica

Array
Ministro do Meio Ambiente revoga despacho que anistiava crimes ambientais na Mata Atlântica
Mata Atlântica possui apenas 12% de sua cobertura original

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, revogou despacho que anistiava proprietários rurais que destruíram e ocuparam ilegalmente áreas de proteção ambiental na Mata Atlântica. Despacho foi publicado a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A revogação consta no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).

Para a Amda, a revogação foi resultado da reação da sociedade, que mostrou ao ministro, que a proteção da Mata Atlântica é apoiada pela maioria da população e o governo não tem direito de ignorar isto para atender interesses setoriais.

“A Mata Atlântica não é bola para ser jogada entre o governo e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É um patrimônio nacional que tem de ser respeitado e preservado”, lembrou a superintendente da Amda, Dalce Ricas.

Desde sua publicação, em abril, o despacho virou alvo de ações judiciais impetradas por entidades ambientalistas e pelos ministérios públicos em praticamente todos os Estados onde ocorre o bioma. Durante a reunião ministerial do dia 22 de abril, Salles chegou a criticar a dificuldade de afrouxar as normas ambientais, usando como exemplo a judicialização do despacho que editou contra a Mata Atlântica.

A revogação, no entanto, não significa desistência do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em sua conta no Twitter, o ministro disse que a Advocacia Geral da União encaminhará ação de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se as regras do Código Florestal podem ser aplicadas na Mata Atlântica.

O despacho

Editado com base em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), o despacho modificava o marco temporal em que áreas ocupadas ilegalmente tornavam-se áreas rurais consolidadas, até julho de 2008, conforme previsto no novo Código Florestal. Até então adotava-se regra presente na Lei da Mata Atlântica, que prevê multa e recuperação de toda área desmatada sem autorização a partir de 1993.

Na prática, a norma anistiava milhares de multas por desmatamento e queimadas, além de acabar com a obrigatoriedade de recuperar áreas que sofreram supressão ilegal da vegetação nativa. No entendimento geral, Salles feriu o princípio de legalidade, já que desconsiderou uma lei anterior e específica para a Mata Atlântica.