Notícias

Fogo avança sobre Pantanal e incêndios batem recorde no bioma

Fogo avança sobre Pantanal e incêndios batem recorde no bioma
Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros

As chamas continuam avançando sobre as planícies alagadas brasileiras. Já no início do ano, o Pantanal registrou o maior número de incêndios florestais para o bioma, indicaram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apesar do clima seco e o baixo volume de chuvas – atípicos para esta época do ano – favorecerem a ocorrência de queimadas, autoridades locais acreditam que o fogo tenha origem criminosa.

No ano passado, o Pantanal já havia sofrido com o maior número de incêndios dos últimos 16 anos, batendo novos recordes em 2020. Houve aumento de aproximadamente 170% nas queimadas registradas nos três primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

Só em março foram identificados 602 focos de incêndios. Em abril, o número de queimadas chegou a 784, contabilizando os maiores índices para os dois meses. A área queimada também aumentou consideravelmente no bioma, sendo a maior já registrada pelo Inpe nesta época do ano. Entre janeiro e março, 1.628 km² foram destruídos, contra 1.172 km² queimados no ano anterior.

Segundo o analista de conservação do WWF-Brasil Cássio Bernardino, a situação é preocupante, considerando que a estação do fogo ainda nem começou. No bioma, o período crítico de incêndios começa por volta do meio do ano. O maior risco é que o tempo seco e a estiagem continuem no inverno, o que pode deixar a vegetação mais suscetível às chamas.

Embora o Pantanal esteja habituado a regimes de fogo, a frequência e intensidade das queimadas registradas no início deste ano são atípicas e representam graves ameaças à biodiversidade local. O clima seco e as chuvas escassas favorecem o cenário, mas, para Bernardino, apenas esses fatores não explicam o elevado número de incêndios na área.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, acredita que o fogo tenha origem criminosa. A partir de denúncias enviadas à secretaria, a Polícia Militar Ambiental irá conduzir uma investigação.

Sob maior ameaça estão o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e a Serra do Amolar, disse o analista da WWF-Brasil. Com biodiversidade singular, o Pantanal Mato-Grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta. Por ser de difícil acesso, o combate no local é complexo. Até agora, os municípios mais afetados pelos incêndios são Corumbá e Porto Murtinho, no Mato grosso do Sul, e Poconé, no Mato Grosso.

Amazônia

No bioma amazônico, a situação é preocupante em relação ao desmatamento, prática que favorece a ocorrência de incêndios florestais. Só no primeiro trimestre de 2020, os alertas de desmate no bioma subiram 51% em comparação ao mesmo período de 2019. Entre janeiro e março, pontos de desmate foram detectados em 796 km² da Amazônia Legal.

Com informações de Folhapress