Array
Notícias

Hora do Planeta deste ano será digital

Array
Hora do Planeta deste ano será digital
Crédito: WWF Divulgação

Milhares de residências e ícones públicos ao redor do mundo apagarão as luzes neste sábado (28), chamando a atenção para as mudanças do clima e suas consequências. A ação voluntária promovida pelo Fundo Mundial da Natureza (WWF), conhecida como Hora do Planeta, acontecerá pela primeira vez em modo virtual, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde de enfrentamento ao novo coronavírus.

“O WWF-Brasil entende que saúde, meio ambiente e pessoas estão totalmente conectados. Por isso, enfatizamos a importância da ação de cada um dentro do que é possível e tendo, sempre, como prioridade a segurança de todos”, declarou a instituição.

Em substituição aos eventos presenciais, o WWF promoverá manifestações online que farão parte do “Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza”. A principal ação é o tradicional blecaute, que será realizado das 20h30 às 21h30. Os sessenta minutos são um marco que simboliza a conscientização e o desejo de mudança, que deve estar em todas as horas de nossas vidas.

Prefeituras, empresas, organizações da sociedade civil e quaisquer grupos que tiverem interesse em fazer parte do movimento podem se inscrever no site do WFF-Brasil e propor ações. A instituição também dá dicas de como colaborar com o movimento, adotando hábitos mais saudáveis e sustentáveis, e sugere atos de mobilização que podem ser feitos de casa e online.

Uma das sugestões é gravar um vídeo, boomerang ou gif do apagar de luzes e postar às 20h30 nas redes sociais com as hashtags #HoradoPlaneta e #ConectadoNoPlaneta. Também vale usar as plataformas digitais para chamar a atenção para as questões ambientais por meio de qualquer forma de expressão, incluindo música, dança e libras.

No Brasil, os trabalhos terão início às 8h30 deste sábado com atividades online de hora em hora, focadas em sustentabilidade e no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Os eventos são gratuitos e terão duração de 30 minutos cada.

Às 13h30 está previsto debate sobre a Medida Provisória 910/2019, que trata da regularização fundiária no país. Por meio de anistias e descontos na aquisição de terras ocupadas ilegalmente, a medida estimula e premia criminosos ambientais, sobretudo na Amazônia. A ideia é aproveitar a Hora do Planeta para reafirmar o nosso compromisso com as florestas.

A programação completa do Festival Digital Hora do Planeta 2020 você confere aqui.

Hora do Planeta

A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez em Sydney, na Austrália, no ano de 2007. Desde então, milhares de pessoas se unem ao movimento em busca de um mundo melhor. No ano passado, 17.900 ícones públicos apagaram suas luzes em 188 países e territórios.

No Brasil, 147 cidades aderiram à ação, apagando as luzes de 1.500 monumentos e construções emblemáticas. Mais de 150 empresas e organizações também se juntaram ao movimento em 2019.

Não fique fora dessa. Sábado é dia de estar #ConectadoNoPlaneta!