Array
Notícias

Amda volta a integrar o Copam

Array

A Amda, na pessoa da superintendente executiva Dalce Ricas, e outros 107 novos conselheiros foram empossados no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para o biênio 2020/2022. A posse ocorreu no auditório do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, no último dia 11. Passados quatro anos desde a última representação, a instituição voltou a fazer parte do colegiado.

O Conselho é responsável por deliberar sobre diretrizes e políticas, bem como estabelecer normas regulamentares e técnicas, padrões e outras medidas de caráter operacional para preservação do meio ambiente em Minas Gerais. No plenário, são 18 instituições em cada um dos setores, totalizando 36 órgãos.

Ocupando umas das 36 cadeiras do plenário, representado a Amda, Dalce Ricas reforçou a responsabilidade de contribuir para a formulação das políticas de proteção do meio ambiente em Minas.

“Os conselheiros, sejam mais antigos ou novos, têm que ter em mente que essa posição não é de status, não é para colocar no currículo. Eles têm que ter em mente que o Copam é uma instituição democrática, com a finalidade legal de elaborar políticas para a proteção do meio ambiente em Minas Gerais. O Copam é um lugar onde se faz história e não status”, defendeu a superintendente da Amda.

O secretário de Meio Ambiente Germano Vieira, presidente do Copam, conduziu a reunião e destacou o fato de o conselho ser paritário, com representantes de governo e da sociedade civil.

“Nós esperamos do conselho, um apoio nessas discussões tão importantes do meio ambiente que influenciam diversas áreas, não só as áreas ambientais, mas também sociais e econômicas, para que a gente consiga melhorar a estruturação de políticas ambientais no nosso estado”, afirmou.

O Copam foi criado em 1977 e é subordinado administrativamente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).