Novos ônibus elétricos serão testados em Belo Horizonte

Modelos testados anteriormente foram elogiados por serem silenciosos/Crédito: Lincon Zarbietti

Desde 2011, o modelo 100% elétrico está sendo implementado em vários locais do mundo.

Veículos elétricos livres de emissão de gases poluentes serão testados na capital mineira, em breve. As concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo em Belo Horizonte, em conjunto com o executivo municipal, irão conduzir os testes.

Experiências com coletivos elétricos já haviam sido realizadas na capital, sendo essa ação uma nova tentativa de viabilizar o uso de veículos elétricos no transporte público municipal.

O conforto trazido pelos modelos elétricos é muito maior devido à ausência de ruídos, uma das características mais elogiadas pelos usuários que testaram a modalidade de transporte.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Joel Paschoalin, “os ônibus serão 100% não poluentes, sendo um ganho para o meio ambiente e para qualidade de vida da população”.

Economia de baixo carbono

A ação integra lista de projetos devolvidos no âmbito do programa Urban LEDS, uma iniciativa de desenvolvimento urbano de baixo carbono viabilizada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com governos locais.

Participam da iniciativa oito municípios brasileiros – incluindo Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Sorocaba – bem como cidades da Colômbia, Índia, África do Sul, dentre outros países. Desde 2011, o modelo 100% elétrico está sendo testado em vários locais do mundo, com destaque para China, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Chile. 

No Brasil, a cidade de Campinas, em São Paulo, é referência no ramo. Hoje a frota de coletivos do município conta com 14 veículos elétricos, tipo padron, com capacidade para cerca de 80 passageiros. O objetivo é incorporar mais 319 ônibus elétricos à frota operacional, representando em torno de 44% do total de veículos.

A implantação da “frota limpa” está prevista em nova licitação, em andamento, para a concessão do transporte público municipal. Se aprovada, Campinas será uma das cidades com a maior frota de veículos elétricos em operação no transporte público do mundo.

 

Notícia relacionada:

Londres cria pedágio para veículos poluidores

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente