Array
Notícias

Novos ônibus elétricos serão testados em Belo Horizonte

Array
Novos ônibus elétricos serão testados em Belo Horizonte
Modelos testados anteriormente foram elogiados por serem silenciosos/Crédito: Lincon Zarbietti

Veículos elétricos livres de emissão de gases poluentes serão testados na capital mineira, em breve. As concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo em Belo Horizonte, em conjunto com o executivo municipal, irão conduzir os testes.

Experiências com coletivos elétricos já haviam sido realizadas na capital, sendo essa ação uma nova tentativa de viabilizar o uso de veículos elétricos no transporte público municipal.

O conforto trazido pelos modelos elétricos é muito maior devido à ausência de ruídos, uma das características mais elogiadas pelos usuários que testaram a modalidade de transporte.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Joel Paschoalin, “os ônibus serão 100% não poluentes, sendo um ganho para o meio ambiente e para qualidade de vida da população”.

Economia de baixo carbono

A ação integra lista de projetos devolvidos no âmbito do programa Urban LEDS, uma iniciativa de desenvolvimento urbano de baixo carbono viabilizada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com governos locais.

Participam da iniciativa oito municípios brasileiros – incluindo Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Sorocaba – bem como cidades da Colômbia, Índia, África do Sul, dentre outros países. Desde 2011, o modelo 100% elétrico está sendo testado em vários locais do mundo, com destaque para China, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Chile.

No Brasil, a cidade de Campinas, em São Paulo, é referência no ramo. Hoje a frota de coletivos do município conta com 14 veículos elétricos, tipo padron, com capacidade para cerca de 80 passageiros. O objetivo é incorporar mais 319 ônibus elétricos à frota operacional, representando em torno de 44% do total de veículos.

A implantação da “frota limpa” está prevista em nova licitação, em andamento, para a concessão do transporte público municipal. Se aprovada, Campinas será uma das cidades com a maior frota de veículos elétricos em operação no transporte público do mundo.

Notícia relacionada:

Londres cria pedágio para veículos poluidores