Array
Notícias

Ativista Greta Thunberg é alvo de nova fake news

Array
Ativista Greta Thunberg é alvo de nova fake news
Greta Thunberg é escolhida a personalidade de 2019 pela revista “Time” / Crédito: Reprodução

A ativista sueca Greta Thunberg foi alvo de mais uma fake news. Viralizou nesta semana vídeo de uma menina parecida com Greta atirando com arma de alto calibre. A informação foi replicada internacionalmente e compartilhada inclusive por parlamentares brasileiros. Nesta quarta-feira (11), a revista “Time” divulgou Greta como a personalidade do ano.

O portal UOL confirmou que o vídeo é real, mas a garota das imagens é uma jovem chamada Emmy, também sueca. Ela compartilhou o vídeo em sua conta no Twitter no último sábado (7). Entusiasta de armas, Emmy já havia postado outras imagens do tipo, mas com a divulgação no Brasil e Estados Unidos, o vídeo em questão passou de 123 mil visualizações, enquanto outros não chegavam a 600. Diante da repercussão internacional, a jovem encerrou sua conta no Twitter nesta quarta-feira (11).

Aqui no Brasil, o vídeo foi compartilhado pela deputada estadual Letícia Aguiar (PSL-SP). “Até a pirralha da Greta Thunberg atira. Dia de tela azul na lacrosfera. #ArmasPelaVida”, escreveu.

Esta não é a primeira vez que Greta é alvo de fake news. Recentemente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou o Twitter para reproduzir uma foto manipulada em que a ativista aparece fazendo uma refeição em um trem enquanto crianças a olhavam pela janela. A foto original foi publicada por Greta em sua conta no Instagram em janeiro deste ano. A publicação também incluía alegação de conexão entre a ativista e George Soros, investidor norte-americano conhecido por seu apoio a organizações e causas de esquerda. No entanto, a informação também é falsa.

“Pirralha”

Nesta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro chamou Greta de “pirralha” ao ser questionado sobre o assassinato de dois indígenas da etnia guajajara no sábado (7), no Maranhão. No domingo (8), a ativista disse que os povos indígenas têm sido mortos no Brasil por tentar proteger as florestas do desmatamento. Desde 2013, os guajajaras atuam para a repressão a crimes ambientais, em um grupo chamado Guardiões da Floresta. A ativista respondeu de forma bem-humorada, inserindo a palavra “pirralha” na descrição de seu perfil no Twitter.

Em agosto, a conta da ativista também foi alterada em resposta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na época, ele ironizou a jovem e afirmou que ela parecia uma garota muito feliz, referindo-se ao semblante sério dela. Após a declaração, a qualificação “muito feliz” foi incluída pela sueca em sua descrição na rede social.

Personalidade do ano

Greta foi eleita personalidade do ano de 2019 pela revista “Time”. Para a publicação, a ativista, portadora da síndrome de Asperger, um dos transtornos do espectro do autismo, se transformou na “maior voz do maior desafio enfrentado pelo planeta, e o símbolo de uma mudança geracional na cultura ainda mais ampla, refletida em todos os lugares, dos campi universitários de Hong Kong às câmaras do Congresso dos Estados Unidos”.

Ela deu início a um movimento internacional de estudantes que exigem medidas concretas para combater as mudanças climáticas, conhecido como Fridays for Future. Greta também concorreu ao Prêmio Nobel da Paz deste ano, vencido por Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia.