Array
Notícias

Governo de Minas prepara decreto que pode flexibilizar multas ambientais por desmatamento

Array
Governo de Minas prepara decreto que pode flexibilizar multas ambientais por desmatamento
Registro da operação Mata Atlântica em Pé para coibir desmatamento de Mata Atlântica em Minas / Crédito: MPMG/divulgação

A Amda tomou conhecimento de que o governo de Minas Gerais está preparando um decreto para flexibilizar multas ambientais, principalmente por desmatamento e danos à biodiversidade, além de prever descontos no recolhimento com altos percentuais. Inicialmente a entidade tentou acesso ao texto por meio do Portal da Transparência, mas não conseguiu. Ele está sendo feito a “portas fechadas”. Diante da gravidade do assunto a Amda enviou, nesta quinta-feira (21), ofício para Bilac Pinto, Secretário de Governo, manifestando preocupação com o conteúdo do decreto.

Nele a entidade ressalta concordância com os princípios de que multas não podem ter caráter arrecadatório e seu valor dever ser condizente com proporção do dano ambiental causado, mas, por outro lado, não pode ser tão baixo a ponto de estimular a infração das leis. “Isto já foi realidade há algum tempo. As multas eram tão ridículas que os desmatadores nem se importavam. Era mais lucrativo derrubar e pagá-las, quando não tinham outro jeito. Os valores atuais podem estar em desacordo com os danos infringidos ao meio ambiente, mas a solução não é o oposto. Pena que, mais uma vez, uma importante norma ambiental será promulgada sem qualquer opinião da sociedade. Nem mesmo do Copam”, afirmou Dalce Ricas, superintendente da Amda.

A entidade pontuou ainda que decretos são ferramentas utilizadas para cumprimento das leis que protegem o pouco que restou de ambientes naturais com qualidade ambiental em Minas, lembrando que a maior parte do território mineiro já teve sua cobertura vegetal natural removida, ou seja, não é por falta de áreas já desmatadas que a produção agrícola será prejudicada. Seu objetivo, portanto, não é “agradar” a setores da sociedade ou políticos, e sim garantir que o poder de polícia do Estado possa ser exercido da melhor forma possível.

Cópia do ofício foi enviada para Márcio Luís, consultor-geral de Técnica Legislativa; Germano Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente; Ana Maria Valentini, secretária de Agricultura; Agostinho Patrus (PV), presidentes da ALMG; Adriana Maugeri, da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif); e Fernando Coura, do Sindiextra. O deputado Noraldino Júnior (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMG, comunicou à Amda que partilha da mesma preocupação e tomará providências em relação ao assunto.