Array
Notícias

Caminhada Ecológica EcoDom deve mobilizar 10 mil pessoas em BH

Array

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a tradicional Caminhada Ecológica do Movimento EcoDom, que acontecerá nesta sexta-feira (22), a partir das 9h. O cortejo sairá da praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte, e seguirá pela avenida Olegário Maciel até a praça da Assembleia Legislativa, no Santo Agostinho. O movimento é desenvolvido pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) desde 2011. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Movimento EcoDom propõe aos alunos de escolas públicas da rede estadual de ensino desenvolver ações sustentáveis dentro das instituições, como a redução da emissão de papel e lixo, construção de hortas, captação de água da chuva, recuperação e preservação das áreas verdes, dentre outras. Neste ano, 143 escolas participaram do projeto.

Em cada instituição de ensino, um grupo de 30 alunos, em sua maioria do ensino médio, trabalha nesses projetos com orientação de um professor coordenador. Em números estimados, são aproximadamente 4,5 mil alunos impactados diretamente pelas ações e outros 300 mil indiretamente. Levando-se em consideração as famílias, o projeto EcoDom alcança mais de 1 milhão de pessoas.

Ao final da Caminhada Ecológica, haverá premiação do projeto Pegada Ambiental, que avalia as escolas participantes em dez indicadores: consumo de água, consumo de energia, consumo de papel, geração de resíduos, coleta de recicláveis, áreas verdes, alimentação saudável, trânsito sustentável, infraestrutura e trabalho de temas transversais nas disciplinas. Este projeto, que tem 78 escolas participantes, constatou uma redução de 35% no consumo de água em 2019, quando comparado aos dados de 2018. Neste ano, o índice chegou a 6,5l per capta por dia. Em 2018, a média foi de 10l.

Para Francisco Haas, coordenador-geral do Movimento EcoDom, a caminhada é um dos momentos mais emocionantes do projeto, quando reúne todos os participantes. “As caminhadas são animadas por fanfarras, coreografias e apresentações artísticas de livre iniciativa de cada participante e a alegria e o entusiasmo dos alunos refletem o espírito de participação de cada escola”, afirmou.

Uma das novidades da caminhada este ano será a realização de uma ação de limpeza, alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 21 de setembro. Uma equipe formada por alunos, professores e voluntários recolherá todo o lixo gerado durante o evento.

EcoDom

A concepção do Movimento EcoDom é baseada nos Objetivos do Milênio, propostos pela ONU. “O que nós visamos é dar aplicabilidade a esses objetivos, que são genéricos, proporcionando a nossos alunos uma educação que faça a diferença no dia a dia, promovendo uma mudança de comportamento, de hábitos, para que esses jovens, que futuramente serão nossos governantes, possam pensar em cidades mais sustentáveis”, disse Haas. Segundo o coordenador, este é um projeto de questões práticas, no qual o aluno é o protagonista. “Ele (o estudante) faz, ele transforma o ambiente, saindo de um expectador ou observador para ser um protagonista atuante na comunidade escolar”, pontuou.