Array
Notícias

França se compromete a zerar emissões de CO2 até 2050

Array

A França se comprometeu a zerar suas emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) até 2050. A decisão ocorreu na última quinta-feira (26) com aprovação do projeto de lei Energia e Clima. A proposta foi apresentada por Elisabeth Borne, ministra da Transição Ecológica, como um “novo pilar” na luta contra as mudanças climáticas, decretando “a urgência ecológica e climática” do momento.

Em consonância com o Acordo de Paris, a proposta atualiza os objetivos da política energética francesa, ampliando a meta de redução do consumo de energias fósseis para 40% até 2030, em vez dos 30% previstos até agora. O projeto também inclui metas para acelerar o desenvolvimento de energias de baixo carbono e hidrogênio renovável.

“No momento em que somos confrontados com a mudança climática com fenômenos como a atual onda de calor, reafirmamos nossas ambições com essa lei … inscrevendo em mármore o princípio de atingir a neutralidade de carbono até 2050”, pontuou em comunicado o ministro francês da Ecologia, François de Rugy, quando o primeiro artigo do projeto foi aprovado, em julho.

O anúncio ocorreu numa semana marcada pelo discurso da jovem militante sueca Greta Thunberg na Cúpula Climática da ONU em Nova York, e pela publicação de novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertando sobre os efeitos devastadores do aquecimento global nos mares e oceanos.