Array
Notícias

Floresta dos Atletas recebe primeiras mudas três anos depois das Olimpíadas

Array
Floresta dos Atletas recebe primeiras mudas três anos depois das Olimpíadas
Estudantes da rede municipal do Rio ajudam a plantar mudas na Floresta dos Atletas / Crédito: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Três anos depois das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a promessa da Floresta dos Atletas enfim vai sair do papel. O legado olímpico foi ameaçado pela falta de recursos, mas um acordo finalmente viabilizou sua concretização. Nesta quarta-feira (25), as primeiras sementes foram plantadas no Parque Radical, em Deodoro, zona oeste da cidade. Esta foi a primeira Olimpíada a ter um compromisso ambiental.

Durante a abertura dos jogos, em 2016, todos os atletas que participaram da cerimônia plantaram uma semente em totens espalhados pelo Maracanã. Foram selecionadas 207 espécies da Mata Atlântica, representando cada um dos países que competiram. Entre as árvores, 42 correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que atraem a fauna e podem ser consumidas. Ao todo, 13.725 sementes foram plantadas.

A grave crise financeira do Comitê Rio-2016, entretanto, impediu o plantio das sementes depois dos jogos. Desde então, as mudas estão em um sítio da empresa responsável pelo projeto, na cidade de Silva Jardim, no interior fluminense. A solução encontrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi um acordo no qual a empresa fará o plantio em troca de créditos de compensação ambiental.

Setenta e cinco espécies serão plantadas na primeira fase, entre elas mudas de pau-brasil, pau-ferro, jequitibá, aldrago e árvores frutíferas como pitanga, cambucá e grumixama. A expectativa é que todas as árvores sejam plantadas até o primeiro semestre do próximo ano.