Notícias

Mobilização Global pelo Clima em BH reúne mais de 60 pessoas na ALMG

Mobilização Global pelo Clima em BH reúne mais de 60 pessoas na ALMG

A escadaria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi ocupada nesta sexta-feira (20) por mais de 60 pessoas que participaram da Greve Global pelo Clima. A mobilização foi promovida pela Amda e contou com apoio do Greenpeace, Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri e servidores do Ibama. A ação tem como mote exigir o fim dos combustíveis fósseis e ações urgentes para evitar o colapso climático.

Um globo terrestre gigante chamou atenção de quem passou pelo local. Ele mostrou a destruição do planeta, com destaque para os incêndios florestais que estão queimando diversas áreas verdes em Minas Gerais, além da Amazônia. O globo ainda exemplificou a poluição por plástico nos oceanos, um problema global.

Os participantes também levaram faixas e cartazes. Um deles tratava da Amazônia: “lar de nações indígenas e milhões de animais, não estoque de minério, madeira e terras”. Outra faixa questionava qual será o futuro do planeta diante de tantas queimadas, desmatamento e poluição. Outro cartaz questionava o que o cidadão está fazendo pelo planeta.

A mobilização contou com participação de integrantes do Parlamento Jovem de Minas. Nesta semana, eles definiram que meio ambiente e desenvolvimento sustentável será o tema central das discussões em sala de aula no próximo ano. Diversos estudantes se juntaram à mobilização e todos os participantes formaram uma só voz gritando “SOS clima!”.

“Hoje a sociedade abraçou a causa ambiental, especialmente a questão das mudanças climáticas, que afetam todos nós. O globo terrestre lembrou que fazemos parte de um só planeta e que precisamos de toda a população unida, numa só voz, para lutar pela preservação de nossas florestas e biodiversidade em busca de um estilo de vida mais sustentável”, comentou Elizabete Lino.

A Greve Global pelo Clima registra atos em 150 países. A mobilização antecede a Cúpula da Ação Climática de 2019, da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá início na próxima segunda-feira (23), em Nova York.

Confira a galeria de fotos da manifestação aqui.