Array
Notícias

Amda promove Mobilização Global pelo Clima em Belo Horizonte

Array
Amda promove Mobilização Global pelo Clima em Belo Horizonte

No dia 20 de setembro a Amda promoverá a Mobilização Global pelo Clima em Belo Horizonte. A organização se une a milhares de pessoas ao redor do mundo para exigir o fim da era dos combustíveis fósseis e ações urgentes para evitar o colapso climático. A mobilização acontecerá na ALMG, a partir das 11h.

O movimento mundial pelo clima teve início com a ativista sueca Greta Thunberg. Ela ficou conhecida pelo movimento “Fridays for Future” (Sexta-feira para o Futuro), quando trocava a sala de aula para protestar em frente ao parlamento sueco. Em agosto de 2018, Greta estava sozinha. Hoje, estudantes de todo o mundo seguiram seu exemplo, com pelo menos 802 greves realizadas em 101 países, segundo informações da ONU.

Greta abriu caminho para um movimento global, que ganha força com os acontecimentos climáticos cada vez mais frequentes e intensos. O ano de 2018, por exemplo, está entre os quatro mais quentes desde pelo menos o fim do século 19. Os únicos três anos mais quentes que 2018 foram 2015, 2016 e 2017. Em 2019, nos meses de junho e julho, uma onda de calor assolou a Europa. Pelo menos oito países quebraram a máxima histórica neste verão: Reino Unido (38,7°C), Alemanha (41,7°C), Bélgica (41,8°C), França (45,9°C), Luxemburgo (40,8°C), Países Baixos (40,7°C), Holanda (40,4°C) e Escócia (31,6°C). Portugal teve a temperatura mais alta registrada em 26 verões. Em Lisboa, foram 44°C. Em Alvega, no distrito de Santarém, os termômetros chegaram a marcar 46,8°C.

De acordo com o site oficial das Mobilizações Globais pelo Clima, pessoas de 150 países irão às ruas no dia 20 de setembro. A data foi escolhida por anteceder a Cúpula da Ação Climática de 2019, que será realizada em 23 de setembro na sede da ONU, em Nova Iorque.

A Amda lidera as mobilizações em Belo Horizonte, sendo o primeiro e único evento agendado no site oficial da iniciativa global para Minas Gerais. A equipe estará de luto pelo clima e a escadaria da ALMG dará lugar a um gigante globo terrestre, que exemplificará a destruição do planeta. A Amda conclama a sociedade a vestir-se de preto e se juntar à mobilização pelo planeta! Confirme presença no evento e convide os amigos!