Documentário sobre caça de animais silvestres será lançado com exclusividade na Terça Ambiental

Filme retrata e denuncia atividade no sertão brasileiro

Na Terça Ambiental de outubro, a Amda fará o lançamento exclusivo do documentário “Esperas – caçadas e caçadores no interior do Brasil”. A obra, inédita, retrata e denuncia a realidade da caça a animais silvestres no sertão brasileiro, embora a atividade seja proibida no país desde 1967. O produtor e diretor, Dêniston Diamantino, contará os bastidores da produção. Em um segundo momento, Dalce Ricas, superintendente da Amda, comandará um debate sobre o tema. A Terça Ambiental será realizada no dia 1º de outubro, às 19h, no auditório do CREA.

Recente pesquisa encomendada pela WWF-Brasil apontou que 93% dos brasileiros são contra a caça de animais silvestres. Entretanto, alguns parlamentares e o próprio presidente Jair Bolsonaro se posicionam favoravelmente à matança desenfreada e cruel. Atualmente, cinco projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados com objetivo de liberar a atividade. Entre eles está o PL 6.268/2016, de autoria de Valdir Colatto, atual chefe do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O desconhecimento por parte da população sobre a intensidade com que as caçadas acontecem, assim como o risco que elas representam para a fauna silvestre, motivaram Diamantino a produzir o documentário. “No interior do Brasil, a caça de animais é muito mais comum do que muitos possam imaginar. É uma prática que gera sofrimento para o animal e que contribui para acelerar processos de extinção de espécies que já estão sob forte ameaça, como onças pintadas, pacas, veados, araras e tamanduás”, disse.

A obra é uma produção independente, com direção, roteiro e fotografia de Dêniston Diamantino, trilha sonora do violeiro Levi Ramiro e voz do artista mineiro Tino Gomes. Para a realização do filme, nenhum animal foi morto ou maltratado.

Garanta já a sua inscrição! A Terça Ambiental será realizada no dia 1º de outubro, às 19h, no auditório do CREA, localizado na avenida Álvares Cabral, 1.600, 6º andar.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente