Notícias

Organizações rechaçam acusações de Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia

Organizações rechaçam acusações de Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia
Fogo avança sobre floresta amazônica na região de Apuí

Mais de 180 instituições, entre elas a Amda, assinaram uma carta rechaçando as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que ONGs estariam envolvidas nas queimadas que destroem a Amazônia há dias. O presidente afirmou que “seu sentimento” é de que “ONGs estão por trás” do alastramento do fogo para “enviar mensagens ao exterior”. Os focos de incêndio em todo Brasil aumentaram 82% desde o início deste ano. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 71.497 queimadas, das quais 54% ocorreram na Amazônia.

Apesar do curto período, o governo Bolsonaro também vem sendo marcado pelo aumento do desmatamento, invasão de parques e terras indígenas, exploração ilegal e predatória de recursos naturais e assassinato de lideranças de comunidades tradicionais, indígenas e ambientalistas. “Ao mesmo tempo, o presidente desmontou e desmoralizou a fiscalização ambiental, deu inúmeras declarações de incentivo à ocupação predatória da Amazônia e de criminalização dos que defendem a sua conservação”, pontuaram as organizações.

O grupo lembrou que o crescimento das queimadas e desmatamento representa ainda o aumento das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, distanciando o país do cumprimento das metas assumidas no Acordo de Paris. “Enquanto o governo justifica a flexibilização das políticas ambientais como necessárias para a melhoria da economia, a realidade é que enquanto as emissões explodem, o aumento do PIB se aproxima do zero”, enfatizaram.

As instituições ressaltaram que o presidente “deve agir com responsabilidade e provar o que diz, ao invés de fazer ilações irresponsáveis e inconsequentes, repetindo a tentativa de criminalizar as organizações, manipulando a opinião pública contra o trabalho realizado pela sociedade civil”. Para as organizações, Bolsonaro não precisa das ONGs para queimar a imagem do Brasil no mundo inteiro. “As acusações do presidente sobre as ONGs não são dignas de um estadista. Na verdade revelam desprezo pela democracia, atacando a ação da sociedade, cujo direito de participar da gestão e uso dos recursos naturais é garantido constitucionalmente. A Amazônia pertence ao Brasil e não ao governo. A sociedade apenas delega obrigação ao mesmo de zelar por sua integridade”, afirmou Dalce Ricas, superintendente da Amda.

Manifestações

Este final de semana será marcado por manifestações em defesa da Amazônia em todo o país e muitas no exterior. Em Belo Horizonte, o Greepeace convocou evento na praça da Liberdade amanhã (24), às 13h, do qual a Amda participará levando faixa com os dizeres: “Amazônia: lar de nações indígenas e milhões de animais, não estoque de minério, madeira e terras”. Outra manifestação está prevista para domingo (25), às 10h, na praça do Papa, convocada pelo Coletivo Alvorada.

Confira algumas cidades que também estão se mobilizando pela Amazônia:

Rio de Janeiro: 23/08 às 17h – Cinelândia
Brasília: 23/08 às 17h – rodoviária do Plano
São Paulo: 23/08 às 18h – MASP: av. Paulista
Campo Grande: 23/08 às 18h – praça Ary Coelho
Goiânia: 24/08 às 14h – Vaca Brava
Vitória: 24/08 às 15h – praça do Papa
São Luís: 24/08 às 15h – praça Deodoro
Manaus: 24/08 às 15h – praça da Saudade
Fortaleza: 24/08 às 16h – praça Portugal
Porto Alegre: 24/08 às 15h – Parque Farroupilha
Rio de Janeiro: 25/08 às 14h – praia de Ipanema