Array
Notícias

Incêndio na Serra dos Três Irmãos é debelado após três dias em chamas

Array
Incêndio na Serra dos Três Irmãos é debelado após três dias em chamas
Brigadista da Amda em combate na Serra dos Três Irmãos / Crédito: Amda

Após três dias em chamas, o incêndio que consumia trecho da Serra dos Três Irmãos, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi debelado nesta terça-feira (20). O combate foi realizado por brigadistas profissionais da Amda, voluntários da brigada Carcará e equipe do Pelotão de Combate a Incêndios Florestais (PCIF) do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), do Corpo de Bombeiros.

Segundo Fabrício Araújo, coordenador de brigadas da Amda, o terreno é bastante íngreme e com muitas grotas, o que dificultou o acesso das equipes para combate. “O apoio da aeronave do Previncêndio foi fundamental para levar os brigadistas até os focos”, relatou.

Os fortes ventos também complicaram a atuação, que foi suspensa no fim desta segunda-feira por segurança. Na manhã de terça as equipes retornaram ao local e extinguiram o fogo. Os brigadistas calculam que 72 hectares foram destruídos.

A Serra dos Três Irmãos está situada dentro da APA Sul, unidade de conservação estadual que abriga uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa contínua da região Centro Sul do estado, com riquíssíma biodiversidade. Na APA estão presentes duas grandes bacias hidrográficas: do rio São Francisco e Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana. A área encontra-se ainda na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.