Notícias

Novo embaixador do ecoturismo acumula infrações ambientais

Novo embaixador do ecoturismo acumula infrações ambientais
Richard Rasmussen e Jair Bolsonaro / Crédito: Carolina Antunes/PR

Nomeado embaixador do ecoturismo pelo governo Bolsonaro, o biólogo e apresentador Richard Rasmussen é velho conhecido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Famoso por apresentar programas de natureza como “Mundo Selvagem” (canal NatGeo) e “Aventura Selvagem” (SBT), o indicado acumula infrações ambientais e controvérsias.

A maior polêmica envolvendo o nome de Rasmussen foi a filmagem de um boto-cor-de-rosa sendo morto para servir de isca na pesca da piracatinga. Segundo o apresentador, as imagens seriam uma forma de alertar as autoridades locais. A reportagem foi exibida no programa Fantástico, da rede Globo, em 2014. Três anos mais tarde, o diretor australiano Mark Grieco denunciou que o biólogo teria pago pescadores para abater os animais. Rasmussen negou o ocorrido.

No mesmo ano, a coordenação de operações de fiscalização do Ibama divulgou que o apresentador respondia a oito processos por crimes ambientais, acumulados durante 15 anos. A maior parte referente à posse de animais silvestres sem origem legal e sem autorização ambiental, além de introdução de espécies exóticas. Uma das multas – de R$ 5.500,00 – foi expedida em 2008, quando o Ibama encontrou cinco estrelas do mar, cinco ouriços e outros animais marinhos sendo mantidos em cativeiro por Rasmussen.

Em 2015 o apresentador foi novamente autuado por possuir espécimes da fauna silvestre sem registro, desta vez em seu Criadouro Conservacionista Toca da Tartaruga. A multa, no valor de R$ 393 mil, foi decorrente de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal e Ibama.

Foram encontrados 223 animais de origem desconhecida no local, 485 espécies sem marcação visível, além das más condições do estabelecimento que causaram a morte de inúmeros bichos, segundo parecer da procuradora regional da República, Marcela Moraes Peixoto. O apresentador tentou recorrer, mas seu pedido foi negado. Ele foi condenado por dano ambiental.

Nomeação

O título, concedido pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), será apenas simbólico, de modo que Rasmussen atuará voluntariamente promovendo o ecoturismo brasileiro. Entre as funções do novo embaixador está a participação em eventos dentro e fora do Brasil. Todo seu arquivo pessoal de fotos, vídeos e pesquisas serão disponibilizados sem ônus ao instituto.