Array
Notícias

Nasce primeiro rinoceronte branco concebido por inseminação artificial

Array
Nasce primeiro rinoceronte branco concebido por inseminação artificial
Mãe e filhote no zoológico de San Diego / Crédito: divulgação/Zoológico de San Diego

Pela primeira vez registrou-se o nascimento bem-sucedido de um rinoceronte branco do sul concebido por inseminação artificial. O fato histórico aconteceu no Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, e pode ajudar a salvar a espécie da extinção.

O filhote nasceu no último domingo (28). A mãe, Victoria, foi inseminada com sêmen congelado de um rinoceronte branco do sul chamado Maoto em março do ano passado. A gestação durou 493 dias.

A notícia aumenta a esperança de que a inseminação artificial possa ajudar nos esforços para recuperar geneticamente o rinoceronte branco do norte, parente distante do rinoceronte branco do sul. Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte vivos, e ambas são fêmeas: Najin e Fatu. O último macho, Sudan, morreu em março do ano passado.

Seis rinocerontes brancos do sul fêmeas vivem atualmente no zoo de San Diego. Os cientistas esperam que elas possam ser futuras mães para um rinoceronte branco do norte. “Há muitos desafios pela frente, mas os pesquisadores são otimistas de que um filhote de rinoceronte branco do norte possa nascer destes processos dentro de 10 a 20 anos”, disseram funcionários do zoológico.