Array
Notícias

Energia solar é o tema da 10ª edição do Prêmio Hugo Werneck

Array
Energia solar é o tema da 10ª edição do Prêmio Hugo Werneck
Crédito: Prêmio Hugo Werneck

A décima edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza tem como mote a energia solar. Desde 2017 o Brasil está entre os dez países que mais investem na geração de energia fotovoltaica. Neste ano, o homenageado é o pintor holandês Van Gogh, que teve o sol como inspiração para suas obras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 5 de setembro. O prêmio conta com apoio da Amda.

O tema “Sustentabilidade no Sol – de Van Gogh à Energia Solar” ressalta a importância do sol para manutenção dos ciclos biológicos, físicos e químicos da Terra. Além de garantir a sobrevivência de espécies animais e vegetais, 60% da energia do astro que chega ao planeta são responsáveis pelo aquecimento do ar, da água e da terra, alimentando o ciclo de chuvas. As plantas usam a energia solar para seu crescimento e para capturar gás carbônico e oxigênio, que forma o ar que respiramos.

A incidência dos raios solares também vem sendo utilizada para gerar energia limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, resíduos e ruídos. A energia solar não necessita de água para operar, aliviando a pressão sobre os recursos hídricos e permitindo a redução de gastos com energia elétrica.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais é o estado líder em geração distribuída, com 151 MW de potência instalada. Belo Horizonte se tornou a capital brasileira com mais painéis fotovoltaicos instalados, tanto em indústrias quanto residências.

Prêmio

O objetivo do prêmio é reconhecer projetos, instituições, cidadãos, empresários, políticos e personalidades que contribuem para a preservação ambiental por meio de iniciativas diversas, incluindo as demais formas de energias limpas, de baixo impacto na natureza.

São 11 categorias: melhores exemplos em biodiversidade, educação ambiental, mobilização social, resíduos sólidos, energia solar; destaques institucional, legislativo e político; melhor empresa e empresário; e personalidade do ano.

Para participar basta fazer o cadastro no site do prêmio e preencher os formulários digitais. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro. Clique aqui para acessar o regulamento e aqui para se inscrever ou indicar.