Array
Notícias

Humanidade provoca Dia de Sobrecarga da Terra mais precoce desde 1970

Array
Humanidade provoca Dia de Sobrecarga da Terra mais precoce desde 1970
Planeta Terra fotografado durante a missão Apollo 17

A partir desta segunda-feira (29) a humanidade está em dívida com o planeta. Isso porque os recursos naturais disponíveis para todo o ano já foram esgotados. Este é o chamado Dia da Sobrecarga da Terra, medido pela organização internacional Global Footprint Network, pioneira no cálculo da Pegada Ecológica. O ano de 2019 atinge o Overshoot Day mais precoce desde 1970, quando o levantamento começou.

Segundo a organização, atualmente a humanidade explora os recursos equivalentes a 1,75 planetas Terra, ou seja, 1,75 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas. “Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, disse Mathis Wackernagel, coinventor da Pegada Ecológica e fundador da Global Footprint.

Para a organização, os custos desse excesso estão cada vez mais evidentes com “desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves”.

A Global Footprint acredita que é possível inverter a tendência e mover a data. O movimento #MovetheDate apoia a saída da humanidade da sobrecarga ecológica com base em cinco grandes soluções: energia, alimentação, cidades, população e planeta. Por exemplo, a substituição de 50% do consumo de carne por uma dieta vegetariana atrasaria a data em 15 dias, dos quais 10 correspondem à redução das emissões de metano do gado; e a redução em 50% do componente de carbono da Pegada Ecológica global mudaria o Dia da Sobrecarga da Terra em 93 dias. Se o mundo conseguir atrasar a data cinco dias por ano, alcançará a compatibilidade com os limites de um planeta antes de 2050.

Os cidadãos também podem descobrir sua própria Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga da Terra pessoal usando a Calculadora da Pegada Ecológica. Faça o teste e veja o impacto dos seus hábitos ao planeta.

Leia também:

Dia da sobrecarga (29/07/2019) e os limites da resiliência da Terra, por José Eustáquio Diniz Alves